TAM vai expandir programa de fidelidade ao varejo

Os associados poderão acumular pontos em uma única conta e resgatar prêmios em diversos estabelecimentos

A TAM lançou nesta quinta-feira seu novo programa de fidelização de clientes. Batizado de Multiplus Fidelidade, a nova unidade de negócios da companhia buscará parcerias com empresas dos mais variados ramos a fim de integrar seus programas de fidelidade sob uma só gestão.

Dessa forma, os clientes associados poderão acumular pontos em uma única conta e realizar resgates de prêmios nos estabelecimentos conveniados. “O principal foco da TAM é crescer no setor de varejo, já que temos parceiros consistentes no setor financeiro”, afirmou Líbano Barroso, vice-presidente de finanças, gestão e TI da companhia.

De acordo com a TAM, a concretização dessa rede de programas para o consumidor tem o objetivo de aumentar as vendas e fidelizar os clientes das empresas parceiras. “É uma via de mão dupla, onde todos os lados se beneficiam”, disse Barroso. Diversos segmentos já estão sendo identificados para o programa, como, por exemplo, farmácias, postos de gasolina, supermercados, cinemas, livrarias, hotéis e bancos, entre outros.

Até agora, somente a TAM Viagens foi anunciada como empresa parceira do Multiplus Fidelidade. Um dos apelos da campanha de marketing do programa será a possibilidade de realizar uma viagem internacional de graça. “Suas compras do dia-a-dia podem ser o ponto de partida para o sonho de uma viagem internacional”, disse Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM.

A TAM estuda a criação de um cartão para operacionalizar a troca de pontos nos estabelecimentos associados. Porém, nada foi definido ainda.

Segundo a companhia, todos os 5,9 milhões de clientes do TAM Fidelidade, tradicional programa de fidelização da empresa, farão parte do Multiplus Fidelidade automaticamente.

Para o presidente da TAM, David Barioni, a nova unidade de negócios será um diferencial para a companhia, uma vez que 90% dos pontos resgatados pelo TAM Fidelidade são convertidos em bilhetes aéreos. E, a partir de agora, os clientes poderão trocar seus pontos por diversos produtos. “O ponto Multiplus pode virar um bilhete aéreo ou pagar a gasolina do seu carro, explicou Barioni.

Interatividade

Segundo a TAM, a partir de hoje (18/06), vai estar disponível no site da empresa uma enquete para que os clientes opinem sobre quais segmentos eles gostariam que fossem conveniados ao novo programa.

Além disso, em agosto, a companhia vai disponibilizar um catálogo eletrônico para a compra de diversos produtos através da parceria com uma grande varejista virtual que ainda não foi divulgada.

A nova unidade de negócios da TAM está sendo gerida de forma separada da companhia. Cerca de 80 pessoas estão sendo alocadas para compor a equipe dessa nova plataforma. No entanto, a TAM não esconde o intuito de transformar o Multiplus Fidelidade numa empresa independente no futuro. “É um negócio inovador, com um ótimo potencial de crescimento e com boas margens. Portanto, pode ser uma ótima oportunidade para uma futura abertura de capital”, ressaltou Barroso.

A TAM informou, ainda, que cerca de 20 milhões serão investidos em marketing para os próximos seis meses. E entre 10 a 20 milhões de reais estão sendo alocados para o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a operação do programa.