Shoppings faturarão R$ 97,4 bilhões em 2011

Estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers prevê um crescimento de 12% em relação a 2010

São Paulo – O mercado de shopping centers deve faturar 97,4 bilhões em 2011. A estimativa é da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que prevê um crescimento de 12% para o setor este ano, em relação a 2010.

A expectativa é que os centros comerciais continuem em expansão em 2012, com o dobro de lançamentos realizados em 2010. No ano passado foram inaugurados 21 novos shoppings no Brasil, agora o número deverá subir para 43.

A região Sudeste é a que concentra a maior parte dos centros comerciais, com 55% do total do país. A Abrasce, no entanto, especula que há uma tendência de crescimento em outras regiões.

O mercado está apostando no desenvolvimento do setor e empresas como a 5R Shopping Centers investem na construção e administrações de novos centros de compras.

Criada há oito meses, a 5R já realizou o lançamento de empreendimentos em Rio Grande (RS), Uberaba (MG) e finaliza um em Uberlândia (MG). Juntas, as construções somam um investimento de R$ 550 milhões, de olho no crescimento do consumo interno brasileiro.