Penalty e Vasco se unem em ação “Eu abro mão”

Ao todo, 1923 torcedores poderão gravar a palma de suas mãos nos muros do estádio de São Januário, no Rio

São Paulo – Torcedores de todo o país terão a chance inédita de deixar gravadas as palmas de suas mãos nos muros do estádio de São Januário, do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, revivendo um marco da história do futebol no Brasil.

A mobilização faz parte do movimento “Eu abro mão”, que relembra a recusa do time carioca em demitir seus jogadores negros, mulatos e de origem pobre, no início dos anos 1920, e também é tema da nova Camisa 3 do Vasco, criada e confeccionada pela Penalty.

Ao todo serão 1923 mãos – ano em que o Vasco foi campeão com time multirracial – que simbolizarão a atitude contra a então exigência da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos.

“O ‘Eu abro Mão’ é um movimento simbólico que marca o renascimento do ato do Vasco, ressaltando sua importância para a história do futebol”, diz Roberto Dinamite, presidente do clube.

“Para a Penalty é motivo de orgulho poder participar com o Vasco e sua imensa e apaixonada torcida de um movimento como esse. Respeito, igualdade, democracia e inclusão são valores que o Vasco escreveu em sua história e se mantêm vivos até hoje”, diz Leandro Ramiro, gerente de marketing da Penalty.

Aplicativo

Para se candidatar, os torcedores deverão gravar a imagem de suas mãos usando um aplicativo de alta tecnologia disponível a partir de 16 de maio na Fan Page da Penalty no Facebook, e que também poderá ser instalado em perfis do Orkut.

A captura das mãos deverá ser feita com a ajuda de uma webcam e, ao ter a imagem gravada, eles participam automaticamente do sorteio que escolherá as 1923 mãos.

Quanto mais cedo o torcedor se cadastrar, mais chances terá de ver sua mão na fachada de São Januário, já que os sorteios iniciarão logo após o aplicativo entrar no ar e se estenderão até o final de maio.

Para que ninguém fique de fora, os demais participantes garantirão seu lugar em uma galeria virtual – acessível pela própria Fan Page da Penalty.

As imagens virtuais serão transportados para os muros do estádio de São Januário pela dupla de artistas internacionais Geek Physical. Especializado em unir arte e tecnologia, o duo formado pela designer canadense Vanessa Carpenter e pelo engenheiro dinamarquês Nicolas Friis, conhecido como Dzl, trará pela primeira vez ao Brasil uma impressora capaz de estampar imagens gigantes na vertical.