Refrigerante Mountain Dew comete gafe épica em post no Twitter

Campanha veiculada no Reino Unido trouxe uma palavra comumente "inofensiva", mas que assume um significado nada "inocente" na Escócia

São Paulo – Quando uma pessoa viaja para um outro país, é comum que ouça sobre a importância de conhecer gírias e jargões da nação visitada. Lançar uma campanha de marketing internacional exige o mesmo cuidado. E a marca de refrigerante Mountain Dew, que a PepsiCo trouxe para o Brasil em 2015, aprendeu essa lição da maneira mais difícil.

Na segunda-feira (27), a marca postou em sua conta britânica no Twitter um gif de um rapaz suado bebendo energicamente o líquido amarelo neon da Mountain Dew, com o slogan “epic thrills start with a chug”. Na maior parte dos países falantes da língua inglesa, a frase se traduz como “sensações épicas começam com uma grande golada”.

Nada demais, certo? Porém, e aqui vem a falha grave, na Escócia, um dos países alcançados pelo anúncio, a palavra “chug” assume, no jargão popular, o significado de “masturbação”. Então por lá, a leitura da mensagem do refrigerante foi a de que “sensações épicas começam com uma masturbação”.

Sem surpresas, a gafe viralizou no Reino Unido e o pessoal não perdeu a oportunidade de fazer graça. “Eu amo chugging”, escreveu um usuário do Twitter, enquanto outro questionou: “Vocês realmente não consultaram ninguém da Escócia nesta grande campanha de marketing no Reino Unido, não é?”. Apesar das críticas, a marca não apagou o post.