As 50 marcas preferidas pelos brasileiros

Coca-Cola, Ypê e Colgate encabeçam pesquisa feita pela Kantar Worldpanel

São Paulo – A Kantar Worldpanel acaba de divulgar a terceira edição do ranking das 50 marcas mais escolhidas pelos brasileiros.

A pesquisa tem como objetivo medir com precisão o verdadeiro alcance destas marcas e quantas vezes os consumidores escolheram cada item no momento da compra.

A análise também foi realizada em mais 34 países e a divulgação do ranking global será feita na próxima quinta-feira, dia 14.

Segundo Marcos Calliari, Managing Director da Kantar Worldpanel, o ranking Brand Footprint deste ano destacou as marcas que souberam trabalhar praticidade, inovação e valor agregado dos produtos em um ano de muitas incertezas de mercado.

“As marcas que cresceram no ranking de 2014 tiveram principalmente aumento de penetração e conseguiram, ao contrário da tendência geral, manter sua frequência de compra estável ou mesmo com crescimento, tornando-se relevante para os consumidores”.

Desenvolvida pela Kantar Worldpanel, o índice CRP – Consumer Reach Points – é uma métrica que aponta as marcas mais escolhidas pelos consumidores e que avalia a penetração dessas dentro do lar e sua frequência de compra.

É utilizado para balizar as ações das marcas e fabricantes junto aos seus consumidores, fornecendo uma visão do alcance nos domicílios.

Para estar presente no ranking, o estudo aponta que a empresa precisa ter uma fórmula de sucesso que integra oferta, inovação e disponibilidade ao alcance do consumidor.

Além disso, uma comunicação efetiva é uma das principais características em comum entre as marcas.

Atualmente, o crescimento dos produtos não só demanda expandir a base de consumidores, como também fazer com que aqueles que compraram continuem a adquiri-las, ou seja, torná-los mais leais.

O levantamento mostra que a Coca-Cola é, pelo terceiro ano consecutivo, a marca mais escolhida no Brasil com um total de 568 milhões de CRP´s, tendo uma penetração de 88,9% e uma frequência de compra de 12,6 vezes no ano.

Colgate é a marca mais escolhida no segmento de higiene pessoal e beleza, Ypê foi a líder no segmento homecare e a Qualy lidera a categoria de alimentos.

Entre as 50 marcas mais escolhidas pelo brasileiro, foi possível identificar que 33 aumentaram em CRP quando comparado com o ano anterior, sendo as principais: Panco, Lisa, Marilan, Toddy, Limpol, Sazón, Tang, Rexona, Maratá e Camponesa.

Já 38 registraram aumento em penetração nos lares, entre elas estão: Piracanjuba, Liza, Toddy, Limpol, Skol, Bombril, Miojo, Lacta, Marilan e Helman’s.

Apenas 13 marcas tiveram aumento na frequência: Panco, Marilan, Tang, Sazón, Liza, Rexona, Colgate, Italac, Limpol e Maratá.

Segundo o levantamento, dentre as marcas do ranking, 33 delas são brasileiras, onde 81% cresceu em penetração e 30% em frequência. As outras 17 são globais, com crescimento de 64% em penetração e 17% em frequência.

Confira o Ranking Global das 50 marcas escolhidas: