Publicidade mundial crescerá 4,2% em 2011

China, Rússia e Brasil serão os grandes beneficiados

São Paulo – O investimento mundial no setor publicitário vai aumentar 4,2% em 2011, indica pesquisa da consultoria ZenithOptimedia. Estimativas do final do ano passado previam um aumento de 4,6%, mas a porcentagem sofreu diminuição devido à turbulência política no Egito, juntamente com o terremoto e suas consequências no Japão. Esses fatores representaram perda de 2,4 bilhões dólares nos investimentos em publicidade este ano.

Os mercados em desenvolvimento, definidos pela ZenithOptimedia como aqueles que estão fora da América do Norte, Europa Ocidental e Japão, vão aumentar a verba no mercado global de 30,9% em 2010 para 35,1% em 2013. 

China, Rússia e Brasil serão os grandes beneficiados. A China, de acordo com a agência de mídia que realizou a pesquisa, vai superar a Alemanha e se tornará o terceiro mercado publicitário até 2013, atrás do Japão. 

O Brasil deve ultrapassar a França e se tornar o sexto maior do mundo neste ramo em 2011. Já os Estados Unidos devem crescer 2,5% no próximo ano. O investimento será de 151 bilhões de dólares em grandes meios de comunicação (exceto mala direta, relações públicas ou eventos), enquanto o Japão deverá crescer apenas 0,7% e o Oriente Médio 0,1%.

Relatórios demonstram que atualmente os gastos com publicidade na TV correspondem às maiores fatias de investimentos mundiais no setor. Em 2013, a mídia representará 41,7% da verba e um dos maiores atrativos são os canais digitais.

As informações são do AdAge.