Prefeitura de SP pede que pedestre também se conscientize

Depois de dar foco à conscientização e fiscalização dos motoristas e reforçar a importância do respeito aos pedestres, campanha se volta para a postura dos pedestres

São Paulo – “Atravesse sempre na faixa de pedestre. Os motoristas fazem a parte deles e você a sua. Vamos acabar com os atropelamentos.” Esta é a mensagem do primeiro filme que compõe a segunda fase da campanha de Proteção aos Pedestres da Prefeitura de São Paulo.

Criada pela nova/sb, o filme começa a ser veiculado nesta quarta-feira, 9. Depois de dar foco à conscientização e fiscalização dos motoristas e reforçar a importância do respeito aos pedestres, agora a campanha se volta para a mudança de postura dos pedestres.

No filme “Encontro”, vemos o Homem-Faixa parado em uma esquina quando dois pedestres quase trombam com ele. Na primeira fase da campanha o foco foi a apresentação do Homem-Faixa para que ele fosse notado e assim, motoristas e pedestres passassem a respeitar a sinalização.

“Tivemos uma mudança significativa na atitude dos motoristas em relação ao direito de travessia do pedestre que passou de 10,4%, antes do programa, para 32,2% em outubro”, observa Thiago Furtado, diretor de atendimento da nova/sb. “Se por um lado este número é positivo, por outro observamos que o pedestre ficou mais displicente, muitas vezes atrapalhando o trânsito, atravessando fora da faixa e invadindo o espaço dos automóveis”, complementa.

Agora na segunda fase, o personagem já é reconhecido e o foco passou a ser a educação do pedestre, enfatizando em todas peças, a mensagem principal da campanha: “Dê preferência à vida. Respeite a faixa de pedestre.”

A segunda fase da Campanha de Proteção ao Pedestre é composta por três filmes, spots de rádio, anúncio em revistas jornais e internet.