Por que as ‘marcas simples’ sempre se dão melhor

Global Brand Simplicity Index de 2015 mostra quais são as marcas que, na simplicidade, conquistam a lealdade dos consumidores

São Paulo – Marcas simples sempre vencem. Marcas que tornam a vida simples se dão melhor.

Esse é o segredo de grandes marcas como Google e Amazon, comprovado pelo estudo de 2015 do Global Brand Simplicity Index, elaborado anualmente pela Siegel+Gale.

Essas marcas “simples” eliminam problemas e desordens entregando exatamente o que os consumidores querem, quando eles querem, sem aborrecimentos.

Sim, simplificar a experiência do consumidor em um mundo confuso compra a lealdade dele.

O mais importante: a simplicidade causa uma redução na sensação de preço (não consideram elas caras, já que entregam o que prometem com qualidade e eficiência, tornando o preço cobrado “justo”) e faz com que a marca seja elogiada no boca a boca.

64% dos consumidores entrevistados disseram que pagariam mais por algo se fosse para ficar ainda mais simples e eficiente.

Já 69% responderam que, quando a marca é simples, costumam recomendá-la para os outros.

No estudo, mais de 12 mil consumidores foram entrevistados em oito países sobre a percepção pessoal de simplicidade ou complexidade.

Essas foram as dez marcas consideradas mais “simples” e, portanto, vencedoras.

POSIÇÃO MARCAS
1 Google
2 Netflix
3 Publix
4 Amazon
5 Chiplote
6 Zappos.com
7 Dunkin’ Donuts
8 Burger King
9 KFC
10 Pizza Hut

O ranking ainda traz nomes de marcas que são “concorrentes” do top 10: ou seja, marcas no caminho de serem reconhecidas como bons exemplos de “marcas simples”.

Spotify, Uber, e GoPro foram alguns dos nomes que apareceram como “promissores”.