Old Spice estreia no Brasil acendendo vela com lança-chamas

A campanha aposta na linguagem irreverente e nada convencional que se tornou símbolo da marca no exterior

São Paulo – Old Spice, a marca de desodorantes número 1 dos Estados Unidos, acaba de chegar ao Brasil.

Para anunciar o lançamento, a agência Grey, em parceria com a Wunderman, criou uma plataforma de comunicação que estreia neste sábado (8) e explora o resgate do conceito do homem Homem – aquele que sabe o que quer, que tem caráter, dignidade, honra e respeito, que se cuida, mas sem exageros.

A campanha aposta na linguagem irreverente e nada convencional que se tornou símbolo da marca no exterior e traz o ator Malvino Salvador como protagonista do resgate da homenidade.

No total, a iniciativa inclui filme para TV aberta e fechada em versões de 60 e 30 segundos, filme de dois minutos para o cinema, mídia exterior, merchandising televisivo, endomarketing e forte estratégia digital. No lançamento da ação, que coincide com o Dia Internacional da Mulher, será veiculada uma série de anúncios impressos e na web para celebrar a data.

Com clima de trailer de filme de ação, o comercial “O Chamado” (veja abaixo) convoca o público masculino a resgatar o conceito do homem Homem em cenas divertidas com toques surreais e efeitos especiais em 3D.

De homens que defendem as mulheres da água só abrindo o casaco até estátuas másculas, todos atendem à convocação. Malvino é um dos heróis em cena, do tipo que acende uma vela com lança-chamas ao mesmo tempo em que beija a namorada.

O filme é intencionalmente over. Não existe a pretensão de ser sério. O humor é fundamental para transmitir a essência de Old Spice, que possui um DNA eficiente, sofisticado e bem-humorado, afirma Mariângela Silvani, diretora de criação da Grey.

Já Sérgio Fonseca, também diretor de criação da agência, explica o conceito que dá nome à campanha: Através da hashtag #ATENDAAOCHAMADO, os homens que se identificarem com o conceito e com a marca podem passar a fazer parte do grupo daqueles que buscam resgatar uma personalidade cada vez mais rara nos homens atuais.

A criação é de Mariângela Silvani, Sérgio Fonseca, Fabio Barbato, Luis Ulrich e Leonardo Russo, sob direção de criação de Mariangela Silvani e Sergio Fonseca. A produtora do filme é a BossaNova com direção de cena de Fabio Soares.

A irreverência e as ações diferenciadas também caracterizam a estratégia digital criada pela Wunderman para o lançamento de Old Spice. O site oficial de Old Spice convida o usuário a navegar pelos mares da homenidade explorando diversas atividades divertidas.

O desodorante do ‘homem Homem’ ganhou um site totalmente ilustrado, rico em detalhes e nomenclaturas relacionadas ao universo masculino para o público explorar, diz Adriano Abdalla, diretor-geral de criação da Wunderman.

Outras ações nas redes sociais, brand channel e blitz nos principais portais nacionais também estão previstas.

A criação da estratégia digital é de Adriano Abdalla, João Paulo Martins, Fernando Tomeu, Ricardo Polinesio, Caio Batista, Rafael Cordeiro, Fernando Vieira e Anderson Soares, sob direção de criação de Paulo Sanna, Adriano Abdalla, João Paulo Martins e Fernando Tomeu.

Confira o filme “O Chamado”:

//www.youtube.com/embed/Jx9MFSYExK0?feature=player_embedded


FICHA TÉCNICA

Agência: Grey Brasil
Cliente: P&G
Produto: Old Spice
Título: O Chamado
Duração: 60, 30, 5
Direção de criação: Mariangela Silvani, Sergio Fonseca
Criação: Mariangela Silvani, Sergio Fonseca, Fabio Barbato, Luis Ulrich, Leonardo Russo
Atendimento: Renato Fischer, Flavia Monte
Planejamento: Raquel Messias, Carolina Silva
Mídia: Davi Monteiro, Viviana Maurman
RTVC: Moema Porro, Fabíola Camilo, Ian Inglez
Produtora: BossaNovaFilms
Direção: Fabio Soares
Produção executiva: Eduardo Tibiriça Machado
Produção: Equipe BossaNovaFilms
Atendimento produtora: Priscila Miranda / Natalia Pinheiro
Direção de fotografia: Raph Christian Strelow
Montagem: Marcio Hashimoto
Computação Gráfica: ClanVFX
Finalização: ClanVFX
Produtora de som: eNOISE
Maestro: Oswaldo Sperandio
Gravação e Mixagem: Plínio Hessel
Sound Design: Plínio Hessel e Otavio Bertolo
Locutor: Marco Antônio Soares da Costa
Atendimento: Rodrigo Prado
Aprovação cliente: José Alberto Derlon, Isabel Pimentel
Mês de produção: Dezembro/2013