O que estão falando das marcas que patrocinam o Rock in Rio

Estudo da E-life no Twitter mediu a repercussão das marcas durante os primeiros dias do festival; Sky, Heineken e Trident são as mais comentadas

São Paulo – As marcas que patrocinam o Rock in Rio impactaram no mínimo 8 milhões de pessoas no Twitter nos primeiros dias do festival, entre os dias 23 e 26 de setembro, segundo um estudo feito pela E-life e divulgado com exclusividade a EXAME.com.

Entre essas datas, a empresa monitorou a rede social por meio do TweetMeter e isolou depoimentos que citavam pelo menos uma das marcas que patrocinam o evento, associados ao termo “Rock in Rio” (variações como “RR” e “rockinrio” também foram consideradas).

Ao todo, foram computados 3.858 tuítes com essas características, o que resulta em uma média de 161 mensagens publicadas por hora.

Apesar de o monitoramento ter sido feito sobre todas as marcas associadas ao Rock in Rio (patrocinadoras e/ou apoiadoras), somente o buzz sobre Bob’s, Claro, Coca-Cola, Halls, Heineken, Itaú, Mariner, SKY, Submarino, TAM, Trident, Volkswagen e Wizard foi analisado a fundo. Isso porque essas foram as empresas que somaram mais de 40 tuítes relacionados ao festival.

Do total de tuítes publicados, a SKY lidera o número de menções, citada em 22% das mensagens veiculadas no período. Em segunda fica a Heineken, seguida por Trident, Claro e Coca-Cola. 

É importante destacar que quando falamos em marcas que geraram mais comentários, o resultado é um – no caso, a SKY em primeiro -, porém quando falamos de marcas que geraram maior impacto na rede, a conclusão é outra, e a Submarino passa a ocupar o topo, seguida por SKY e Coca-Cola.

Essa variação acontece porque o estudo analisou somente um nível de interação, ou seja, os perfis que comentaram sobre as marcas e a quantidade de seguidores que cada um desses perfis possui. Sendo assim, não necessariamente as marcas mais comentadas foram as que mais reverberaram entre os seguidores.

O buzz aconteceu, principalmente, no primeiro dia de shows – em sua maioria formado por tuítes de telespectadores da SKY – e durante o decorrer das apresentações.

“O fato de a SKY estar na primeira posição entre as mais faladas não é surpresa: se olharmos os Trending Topics no Brasil, pelo menos uma vez por dia existe algo relacionado a TV. Apesar de o buzz também ter sido gerado a partir da presença física no evento, ainda tem uma parte grande que é gerado por causa da TV, então não se pode desconsiderá-la como geradora de buzz nas redes sociais”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life

Veja o que os usuários disseram sobre cada marca monitorada:

Bob’s

A rede de fast food foi amplamente criticada pelo público, especialmente nos dias 24 e 25 por causa das filas e mau atendimento, além de queixas sobre a temperatura dos alimentos, que segundo os consumidores estavam frios. As garrafinhas em formato de guitarra e as etiquetas escritas “Eu comi” atraíram os consumidores.


Claro

Destacam-se os tuítes com comentários em relação ao internauta que beijou a cantora Katy Perry e teria ganho um ingresso da Claro para mais uma noite do evento.

Também sobressaíram os compartilhamentos de links da promoção #eclaroqueeuvou, de autoria de usuários que pleiteavam ingressos oferecidos pela operadora para o Rock in Rio.

Coca-Cola

Curiosamente, a maioria dos internautas mencionava o consumo do produto enquanto assistia ao show pela televisão.

Halls

O público destacou de forma positiva a distribuição de balas no evento e também as fotos do estande da “pegação”, promovido pela marca.

Heineken

O preço alto da bebida foi alvo de diversas reclamações. A camisa do vocalista da banda Red Hot Chilli Peppers, Anthony Kiedis, exibindo o logo da concorrente Brahma também foi muito comentado pelos internautas.

Itaú

A grande repercussão foi em decorrência de 26 compartilhamentos automáticos de fotos de internautas, tiradas no stand do Itaú e postadas no Twipic. A alternativa de deixar pertences no guarda-volumes exclusivo para clientes da marca foi avaliada positivamente.


Mariner

A maioria do buzz diz respeito a linha de relógios Rock in Rio da marca, que teve aprovação dos usuários do Twitter. 

SKY

Apesar de dividir opiniões no Twitter, a marca apresentou um buzz predominantemente positivo, composto em sua maioria por mensagens ressaltando as vantagens de acompanhar a transmissão por este meio e elogiando a opção de gravar as apresentações. 

Submarino

Cerca de 20% da repercussão tem relação com mensagens de internautas afirmando que estiveram na loja do Submarino instalada no evento. Outra parte dos tuítes é composta por respostas à promoção #SubRocks. A ação da marca com grafiteiros em seu stand também gerou comentários positivos.

TAM

O público relatou problemas com o pacote de viagens oferecido pela companhia para o Rock in Rio. 

Trident

A propaganda da marca sobre o concurso “Rock in Rir” foi lembrada de forma positiva. O sabor Rock Mint foi considerado pelo público como um dos melhores da marca, entretanto predominaram RTs ironizando o fato deste produto não estar no evento.

Volkswagen

Os internautas compartilharam três tuítes de links sobre ações inovadoras da marca, como a Garagem do Rock. O lançamento do Fox Rock in Rio e seu comercial também geraram comentários dos internautas.

Wizard

A promoção de ingressos em parceria com a Rock’n’Beats gerou engajamento na rede e foi tema de 100 tuítes analisados.