O Boticário põe família negra em comercial – e os racistas não gostam

Campanha de Dia dos Pais do Boticário no YouTube foi alvo de ataques de ódio

São Paulo — Apesar de a maioria dos brasileiros ter a cor “parda” ou “preta” (termos segundo classificação do IBGE), essa proporção não aparece em comerciais, filmes, telenovelas e capas de revista. Um estrangeiro desavisado que ligar a TV na novela das nove e ver a Bahia vai pensar que, no Brasil, a esmagadora maioria é branca.

Por causa desse problema, a representatividade negra, quando ocorre, é celebrada e comemorada por boa parcela da população, negros e brancos. Mas o fato também atrai a atenção dos racistas (travestidos de não racistas), que se incomodam e reagem diante dos “avanços”.

Em sua nova campanha de Dia dos Pais, a marca O Boticário colocou uma família negra estrelando o vídeo bem humorado, onde um pai não é tão engraçado quanto ele acha que é. O fato de a família ser negra, na verdade, não é o assunto do comercial. Se é uma família brasileira, nada mais natural que seja negra. A criação foi da agência Almap.

No YouTube, a versão de 30 segundos da campanha acabou virando alvo de um ataque aparentemente coordenado de racistas, que conseguiram dar 16 mil “não gostei” ao vídeo. Nos comentários, muitos tentavam se passar por bem-intencionados e perguntavam “cadê a representatividade?”, com ironia.

Para eles, o comercial era racista… porque só tinha negros. No mundo ideal deles, era para ter brancos também. Eles se esqueceram dos outros milhares de comerciais feitos só com brancos. Claro, boa intenção disfarçada de racismo. Eles acham que branco também sofre racismo.

Apesar dos ataques e do ódio, os defensores da campanha (brancos ou negros) deixaram 48 mil curtidas e mais de 6,5 milhões de visualizações do vídeo em quatro dias.

Uma mulher resumiu bem, nos comentários, a situação: “Negros: ficaram felizes em ver uma família negra em um comercial, representatividade; Brancos não racistas: nem perceberam nada, viram apenas um comercial com uma família; Brancos racistas: deram dislike e estão nos comentários destilando ódio e racismo, cobrando ‘representatividade’, sendo que 90% dos comerciais, séries, novelas, etc. são representados por brancos e eles não cobram a inclusão de negros, índios, descendentes de asiáticos.”

Assista:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando Akio Kikuchi

    Artigo de opniao, nao sabia que a exame fazia esse tipo de conteudo

    1. sara almeida

      Te incomodou o fato da revista postar um artigo questionado ações de Racismo?!

  2. Outros mostram ϲomo ocupar um varãⲟ como palavras.

  3. bạn dự đinh xây nhà trọ Bày trí các vật dụng trang
    trí nội thất trong nhà không chỉ để làm cho ngôi
    nhà trở nên gọn gàng, thông thoáng mà việc làm này còn có
    tác dụng tiết kiệm chi phí..… tiết kiệm chi phí theo tiêu chuẩn xây
    dựng nhà ở của bộ xây dựng Công ty
    xây dựng Nhà Đại Nghĩa An Bạn tin không? Có những điều bạn tưởng chừng như không thể, đó là lý do để Tư vấn xây nhà trọn gói
    liên tục gửi đến bạn những thông tin tư vấn xây nhà đẹp giá rẻ nhằm giúp bạn luôn hài lòng với
    nơi mình sống. Tây Ninh thì khi cần tìm bạn sẽ rất dễ dàng, không
    phải mất thời gian, không cần bới
    chúng lên một cách thật lộn xộn.,.… Đơn giá xây nhà trọn gói từ 3.200.000 đến 5.000.000đ / m2
    xây dựng hoàn công Đơn giá trên phụ thuộc vào chất liêu
    thi công
    thiết kế biệt thự

  4. Esses remédios com o objetivo de candidíase devem acontecer
    receitados através de tocólogo após análise dos indícios. https://riddleyoke24blogs.webnode.com/l/resistencia-provimento-bem-como-corretamente/

  5. Lia Santos Lopes

    Se a família na propaganda fosse com pessoas brancas, como sempre foi, ninguém diria nada, como sempre. O problema, é o quanto o negro incomoda esse bando de idiotas. São burros não se garantem e morrem de medo da ascensão, porque sabem da capacidade negra e da incapacidade desses racistas ignorantes. Melhor irem se acostumando.

  6. Similar on the ancient calligraphy nib of quills or reeds, the modern creative writing tool version produced from
    hard metal includes a straight edge, distinctive from fountain pen that is
    rounded. In addition, these professionals must
    be familiar with Chinese translation. Also use the whole width in the ink stone since this ensures even wear and tear.

  7. Já pensaram que pode não ser por causa de racismo e o comercial ser somente uma bosta e sem graça?