Nike comete gafe ao estampar camiseta com mapa errado

A marca decidiu homenagear o Carolina Panthers, time de futebol americano da Carolina do Norte, mas esqueceu de consultar o atlas

São Paulo – A Nike decidiu homenagear o Carolina Panthers, time de futebol americano de Charlotte, cidade da Carolina do Norte, com uma camiseta, mas esqueceu de consultar o atlas e cometeu uma tremenda gafe.

A marca confundiu a Carolina do Norte com o mapa do estado vizinho. A roupa foi ilustrada a com o logotipo do time e as iniciais NC (North Carolina), ambos sobre um mapa da Carolina do Sul.

A camiseta estava sendo vendida por US$ 32 na loja virtual da marca, quando um torcedor do time viu o erro e passou a informação a um colunista de esporte de um jornal local, que espalhou a notícia. O link logo foi retirado do ar.

Segundo matéria do Ad Age, os fãs reagiram à notícia “com emoções que variavam da descrença ao ultraje”.

De acordo com o jornal Carolina Observer, a Nike pediu desculpas nesta quarta-feira. Através de seu porta-voz, Brian Strong, a empresa declarou que “uma pequena quantidade do modelo foi oferecida, mas não deveria ter sido”.

Não é a primeira vez que a falta de conhecimento geográfico da marca a coloca em más lençóis. Em março de 2012, a Nike lançou um tênis chamado Black and Tan, em referência a um popular drink de cerveja dos Estados Unidos. Na Irlanda, porém, o nome se refere ao ataque de tropas britânicas ao país nos anos de 1920. Na ocasião, a marca também se desculpou alguns dias após a gafe.