Multiplus Fidelidade, da TAM, ultrapassa Smiles, da Gol

Programa da holding da maior companhia aérea brasileira somou 6,9 milhões de participantes - 200.000 a mais do que a concorrente

São Paulo – A acirrada disputa pelo mercado nacional entre a TAM e a Gol promete esquentar nos próximos meses. No primeiro balanço divulgado nesta segunda-feira (10/5), a Multiplus Fidelidade, da TAM S.A. — holding da TAM Linhas Aéreas –, registrou 6,9 milhões de participantes com apenas dois meses de existência com capital aberto.

Claro que o programa foi beneficiado pela antiga base da maior companhia aérea do país, criada há 15 anos, que foi transferida para esse novo formato. Ainda assim, houve um salto de 20% de participantes no trimestre. Com isso, a Multiplus ultrapassou o programa Smiles, da rival Gol, que conta com 6,7 milhões de usuários cadastrados.

O lucro líquido da Multiplus atingiu a marca de 7,5 milhões de reais no período. Os bons resultados refletem a retomada na demanda do tráfego aéreo brasileiro que cresceu 32% em março, em relação ao mesmo período do ano passado. De olho nisso, a companhia investiu pesado em ações promocionais nos período de férias e carnaval.

Apesar do crescimento de clientes, a principal fonte de receita do programa ainda vem da comercialização de pontos de venda, que no trimestre somou 230,3 milhões de reais, com 121 parceiros. Parte de sua receita veio também da oferta de ações, realizada em fevereiro. No final de março, as ações da Multiplus estavam cotadas a 18,69 reais — uma valorização de 17% desde o início da oferta de ações –, representando um valor de mercado de 3 bilhões de reais.

A rede Multiplus para contribuir para que a TAM se mantenha líder no mercado brasileiro. A companhia hoje detém 42,2% do mercado brasileiro, uma situação pouco confortável em relação à concorrência. A Gol registra 41,75%.