Morotola e Santander fazem ações no aniversário de SP

Estratégias das duas empresas contaram com a participação do público

São Paulo – Uma das cidades que vai sediar a Copa do Mundo de 2014, São Paulo completa 457 anos nesta terça-feira (25) sob o estigma de ser a metrópole de muitos contrastes. Quem mora no município que mais arrecada impostos no Brasil – em 2010, os paulistanos pagaram R$ 12,9 bilhões –, não se conforma com a falta de obras públicas contra enchentes.

Por outro lado, a cidade mais rica do País continua atraindo pessoas para cá, seja por causa de negócios ou pelos melhores restaurantes, bares e roteiro cultural. É nisso que a Prefeitura de São Paulo aposta e vende a imagem da capital paulista como um centro cultural, cosmopolita, em campanha publicitária da São Paulo Turismo. Responsável pelas comemorações dos 457 anos, a Secretaria Municipal de Cultura organizou o tradicional show de aniversário no centro da cidade.

Neste ano, o patrocínio do evento será da Motorola, que se uniu à secretaria no show “SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo”, com apresentações de Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Mallu Magalhães, entre outros artistas. Os paulistanos poderão participar da festa enviando vídeos, imagens, palavras e músicas relacionadas à capital para o site SP ao cubo.

O material selecionado será exibido no cubo multimídia de 7m² feito de luzes de LED, que a Motorola colocará perto do palco dos shows. A intervenção urbana foi criada pela agência LED. “A Motorola entende que o Brasil como um todo tem crescido bastante. O desafio de São Paulo e do País com a Copa e Olimpíadas é grande. Tem muito trabalho pela frente. Neste ano, nossa intenção é deixar a festa de São Paulo mais legal, divertida e multimídia”, diz Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola Mobility.

Outra opção de lazer são as atividades gratuitas do Planeta no Parque, que ocorrem no Parque do Ibirapuera, com o patrocínio de Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e Caixa, marcas que integram o Projeto Planeta Sustentável.

Ações

Promoções e concursos culturais também estão sendo explorados pela comunicação de alguns anunciantes, para marcar a data de aniversário de São Paulo. O Santander, por exemplo, homenageará a cidade por meio de uma campanha colaborativa. Para isso, abriu um concurso no Twitter que convida as pessoas a enviarem fotos de sua própria autoria que retratem a capital paulista.

O banco escolherá as imagens mais inusitadas para comporem um anúncio impresso a ser veiculado em grandes jornais da cidade no dia 25. Os autores de cada foto serão identificados na campanha pelo seu endereço de Twitter. A criação é da Talent.

Os veículos de comunicação também farão homenagens. Diferentemente do usual, o jornal O Estado de S. Paulo sairá com um anúncio em solidariedade às vítimas da enchente no Rio, com o texto: “No aniversário de São Paulo, dê um presente para o Rio de Janeiro”. A peça criada pela Y&R também traz o número da conta da Cruz Vermelha para doações e o reforço: “Ajude as vítimas da enchente do Rio de Janeiro. Deposite qualquer quantia”.