McDonald’s tem ações sustentáveis mais conhecidas

Marca é seguida por Hering, Avon e Bradesco em pesquisa realizada pela GfK Brasil em 2012

Rio de Janeiro – O McDonald’s, Hering, Avon e Bradesco são as marcas com ações sustentáveis mais conhecidas pelos consumidores brasileiros. A conclusão é parte de uma pesquisa realizada pela GfK Brasil, a pedido da revista Consumidor Moderno.

A rede de fast food é a que apresenta os maiores índices devido à campanha “McDia Feliz”. Dos entrevistados, 97% tinham ouvido falar na causa. Destes, 71% já participaram em algum momento e 40% continuam participando.

Na segunda posição aparecem duas marcas: Hering, com a campanha “Câncer de mama no alvo da moda”, e Avon, com a causa “Contra o câncer de mama”, lembradas por 75% dos consumidores. A pesquisa também considerou o Bradesco como segundo lugar, com 70% de conhecimento, por meio da Fundação Bradesco.

A terceira posição é ocupada pela Porto Seguro, com a ação “Trânsito+gentil”, com 64% de reconhecimento. Ainda como terceiro lugar estão o Itaú, por meio do “Itaú Cultural”, com 64%, O Boticário, com “Proteção à Natureza”, e Coca-Cola, com a causa “Viva Positivamente”, com índice de 62% de conhecimento.

Os consumidores

Para os entrevistados, os temas que mais motivam a participação ou contribuição nos projetos de sustentabilidade são Educação, com 76%, Saúde e Qualidade de Vida, com 74%, e Meio Ambiente, com 73%. Nos dois anos nos quais a pesquisa foi realizada, 93% responderam considerar muito importante o envolvimento de uma empresa em causas diversas e 96% são pré-dispostos a comprar produtos de marcas que participem.

Entre os ouvidos em 2011 e 2012, 43% e 41%, respectivamente, declararam participar ou contribuir para alguma causa social ou ambiental. Os principais motivos que levam as pessoas a se engajarem em uma causa são: fazer a diferença para um mundo melhor, com 84% em 2012 e 83% em 2011, exercer o papel de cidadão, com 80% em 2012 e 83% em 2011, e “sentir-se útil”, com 67% em 2012 e 65% em 2011.