Jovens da periferia são os grandes compradores de veículos

Estudo da Serasa Experian mostra que esses jovens são os que mais fazem consulta de crédito para comprar carro ou moto

São Paulo – Um novo estudo da Serasa Experian revelou que os jovens brasileiros da periferia são os maiores compradores de veículos no país.

O grupo foi responsável por 21,7% do total de consultas de crédito para comprar um carro ou uma moto. No total, 2.741.632 consultas para veículos foram feitas (1% menos que no mesmo período do ano passado).

Os dados da pesquisa se referem ao perído de julho a setembro deste ano.

A Serasa criou um perfil para esses consumidores específicos e o chamou de “Jovens Adultos da Periferia” – dentre uma nova metodologia que estabeleceu 11 novos grandes grupos para definir a sociedade brasileira – totalizando 40 subgrupos (ver na galeria de fotos ao final da matéria).

Esses Jovens Adultos da Periferia são considerados o grupo D e representam 16,8% da população brasileira.

São jovens de zonas periféricas com acesso limitado a educação e infraestrutura. São jovens, solteiros, com mulheres e chefes de família e geralmente contribuem com a renda do lar, pois moram com a família.

O segundo grupo que mais procura um veículo para comprar são os Adultos Urbanos Estabelecidos, grupo definido como pessoas de boa renda e padrão de vida confortável. Respondem por 19,5% das consultas.

Veja os principais grupos que procuram um carro ou moto no país:

Grupo Porcentagem
Jovens Adultos da Periferia 21,70%
Adultos Urbanos Estabelecidos 19,50%
Massa Trabalhadora Urbana 13,00%
Donos de Negócio 12,60%
Juventude Trabalhadora Urbana 11,20%
Elites Brasileiras 7,10%
Habitantes de Áreas Rurais 4,90%
Moradores de Áreas Empobrecidas do Sul e Sudeste 4,80%
Habitantes de Zonas Precárias 2,30%
Experientes Urbanos de Vida Confortável 2,10%
Envelhecendo no Século XXI 0,70%