Itaipava mostra vida de quem vai a reuniões no fim de semana

Campanha da Y&R para a nova cerveja do Grupo Petrópolis destaca momentos em que é preciso ser light

São Paulo – Todo comercial de cerveja vai bem com uma sexta-feira, geralmente dia da alforria, do happy hour e muita descontração. Mas e se ao invés de enfiar o pé na jaca, você escolhesse ser mais light, até quando o seu chefe propõe uma reunião no sábado à tarde? Esse foi o insight da Y&R para criar o novo comercial de Itaipava Light.

O filme estreou na quinta-feira, 16, durante o intervalo de Salve Jorge, a primeira campanha da Itaipava Light, cerveja do Grupo Petrópolis, 25% menos calórica e com teor alcoólico 22% menor do que sua versão normal. Criada pela agência Y&R, a ação recorre a uma linguagem descontraída e inusitada para reforçar os atributos de leveza e sabor da marca, destacando que ela foi elaborada para os momentos de consumo em que o bebedor típico de cerveja quer ser mais moderado. Com veiculação nacional, a ação contempla dois filmes para TV, anúncios, spot, material de PDV e desdobramento digital.

Segundo Douglas Costa, a campanha marca o início de uma nova fase da estratégia desenhada para o produto. Inicialmente focamos os esforços em ações nos pontos de venda e em eventos com as características do público-alvo. Agora, após essa maturação da Itaipava Light no mercado, levaremos a campanha ao conhecimento do grande público, explica.

O primeiro filme mostra um rapaz no escritório: ele picota o carpete da sala do chefe, escreve algo na mesa e faz uma instalação artística com computadores amontoados. Só então notamos que em todas essas ações ele está escrevendo a palavra NÃO. Em seguida, percebemos que o rapaz estava apenas sonhando acordado e que, na verdade, está conversando com o chefe: Reunião? No sábado? Claro que pode contar comigo.

Também com pegada irreverente e inesperada, o segundo filme traz um rapaz que entra na festa do próprio noivado, na casa dos sogros, e começa a espalhar alfafa por todos os cantos. Depois abre a porta para dezenas de cabras, que atacam do carpete aos móveis, passando pela coleção de selos, pelo orquidário e pelas obras de arte.


A cena corta para o momento em que, sentado à mesa com a família da noiva e, após imaginar tudo aquilo, o noivo responde ao pai dela: O senhor tem razão, vou mudar de emprego. A sua filha merece. A locução em off explica: Tem momentos em que é melhor ser light. Chegou Itaipava Light. 25% menos calorias, 100% cerveja é a assinatura.

O material de PDV utiliza a imagem de mãos másculas segurando a cerveja e, ao mesmo tempo, faz o contraponto de que tem horas em que é melhor ser light. De acordo com Flavio Casarotti, diretor-geral de Criação da Y&R, o posicionamento da Itaipava Light atende à procura, apontada em pesquisas, por uma bebida menos encorpada para acompanhar determinadas ocasiões do dia a dia.

A nossa ideia foi mostrar que, assim como na vida, quando tomamos uma cerveja, tem horas em que a melhor pedida é ser light, comenta.

A direção de criação é de Roberto Kilciauskas e Renato Butori sob direção de criação de Flavio Casarotti, Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi.

Confira: