Inovação está a favor da criatividade, segundo especialistas

Tecnologia deve ser utilizada pelas empresas para facilitar a vida e divertir os consumidores

São Paulo – A tecnologia está mais do que nunca a favor da criatividade. Outra constatação: as pessoas querem mostrar status nas redes sociais e, no jogo, competem como crianças – no Foursquare, por exemplo, os usuários (adultos) são premiados com distintivos coloridos, que lembram adesivos infantis.

Hoje, definitivamente, estamos divididos em dois mundos: o virtual e o da realidade. Na prática, saem na frente aquelas marcas que jogarem bem nos dois mundos, utilizando a inovação a favor da comunicação e do público.

Baseado na geolocalização e uma das febres entre os brasileiros high tech, o Foursquare permite ao usuário indicar onde está e compartilhar isso com seus contatos, pelo aparelho celular 3G. E quanto mais eles frequentarem o lugar, fazendo check-ins, mais pontos o usuário ganha e sobe no ranking da lista de amigos do jogo, que é reiniciado a cada semana e acumula os famosos badges (distintivos coloridos).

“Uma das motivações do Foursquare é contar e compartilhar onde você está. Dizer aos amigos: olha como sou bacana, frequento esse tipo de ambiente”, opina Fernando Camargo, diretor de planejamento da Lov. A agência utilizou recentemente o Foursquare para ativar ação da Oi Futuro no SP Arte, com dicas de visitação das galerias.

Para Camargo, o Foursquare é a rede social que melhor une os dois mundos de hoje: o virtual com a realidade, o ambiente físico. A rede foi criada em 2009 em Nova York.

No Brasil, o crescimento ainda está atrelado à expansão da tecnologia 3G. A estimativa é de que haja 600 mil usuários no País. É uma base pequena quando comparada à do Facebook, por exemplo, que hoje já tem 13 milhões de brasileiros.

Mas a tendência é de aumento, além disso, outro fator positivo para as marcas que se cercam de novidades é a possibilidade de atrelar sua imagem à inovação. E tem mais: o custo é zero.

“Uma ação no Foursquare não traz grande volume de audiência, mas já traz atributo de novidade, inovação para as marcas que estão usando. Os primeiros a fazerem sempre são lembrados”, comenta Alessandro Cauduro, vice-presidente de inovação da W3haus.



Ele conta que na agência a rede social virou febre entre os criativos e executivos. “Fica todo mundo competindo para ver quem será o prefeito (como é chamada a pessoa que mais check in fizer da semana)”.

O varejo é um dos segmentos que mais podem se beneficiar de ferramentas de geolocalização como o Foursquare, pois pode atrelar promoções das lojas à quantidade de check-ins dos usuários.

“A geolocalização vai ser a prima-irmã da internet móvel. A partir do momento em que a internet móvel for mais democrática e popular no Brasil, ela tende a deixar de ser um experimento e será um das estratégias centrais”, diz Paulo Sanna, vp de criação da Wunderman.

Serviços

A premissa é de que a tecnologia seja utilizada pelas marcas como uma forma de facilitar a vida dos consumidores. A agDirect, por exemplo, tem um case interessante criado para a Mafre Seguros.

A agência praticamente acabou com a papelada do seguro e personalizou todo o atendimento pela internet, sendo que cada segurado tem um endereço único para entrar em contato com a Mafre.

“Eliminamos 20 milhões de papéis em um ano. Trocamos 40 páginas de documento impresso do contrato, por uma página colorida. A pessoa recebe apenas uma página de correspondência referente à documentação do contrato com a URL personalizada, junto com o cartão de fidelidade”, conta Fernando Steler, diretor executivo da agDirect. A agência acaba de adquirir a Direct One, para se fortalecer na área de criação do marketing one to one.

Já em clima de balada, a Cabine Trident Powered by YouTube que a Espalhe criou para o anunciante é um bom case de como ativar um evento e transformá-lo em uma experiência social.

“A ideia da cabine parte do conceito de que as ações não precisam ser só propaganda, elas têm que ser úteis, porque aí sim a gente acha que as marcas conseguem engajar o consumidor”, afirma Wagner Martins, sócio-diretor de planejamento da Espalhe.

A cabine já esteve no Carnaval do Rio de Janeiro. Nela, as pessoas gravam um vídeo que é postado no YouTube e também podem compartilhá-lo com os amigos no Facebook. A cabine também estará no Skol Sensation.