Ikea solta 100 gatos em loja para nova campanha

Comercial e making of promovem o catálogo 2011 da rede varejista

São Paulo –  Como fazer 100 gatos colaborarem para um comercial? Simples. Deixe-os soltos e veja o que acontece. Essa foi a ideia da Ikea para lançar seu catálogo de móveis e acessórios 2011.

Na campanha, 100 gatos foram soltos em uma loja da rede na Inglaterra após o expediente. Os felinos passaram a noite explorando todos os espaços da loja e foram filmados desfrutando confortavelmente do novo showroom da Ikea.

“Happy Inside”, como foi chamada toda a ação publicitária, foi o primeiro trabalho da Mother para a Ikea desde que a agência ganhou a conta da rede, em janeiro deste ano. De acordo com Feh Tarty, diretor de criação da Mother, “gatos sabem melhor do que ninguém o que faz eles se sentirem felizes. Eles vivem suas vidas em busca do próprio conforto.” Foi pensando nisso que o projeto foi levado em frente. Os gatos foram soltos na loja para ver por onde eles andariam e quais móveis da loja os deixariam mais felizes.

Unir gatos à apresentação do novo catálogo foi uma estratégia inteligente, dada a paixão que os bichanos despertam em grande parte dos usuários na internet. Boa chance de ser disseminado viralmente. O experimento, mostrado em um making of que a Mother publicou após terminar o comercial, acaba sendo mais interessante do que o próprio anúncio final.

Tanto a agência quanto a Ikea fizeram questão de reforçar: todos os gatos foram levados pelos seus próprios donos, sem qualquer tipo de maltrato.

Assista ao making of


Veja como ficou o comercial

Leia mais notícias sobre marketing

Siga as notícias de Marketing do site EXAME no Twitter