Groupon polemiza (e responde à altura) após foto de bananas

Post no Facebook viralizou com piadas sobre produto do site, mas a empresa estava preparada para a tiração de sarro

São Paulo – Um post do Groupon no Facebook estava destinado a virar meme nas redes sociais.

No último dia 26, a empresa nos EUA postou a imagem de seu novo produto, o “Banana Bunker”: basicamente, uma embalagem em formato de banana… para guardar uma banana.

Não demorou para que os usuários já comparassem a embalagem de plástico e as bananas a outras coisas. Sim, as piadas obviamente eram de cunho sexual.

Um dos comentários dizia: “Esse Banana Bunker foi aprovado pelo Sr. Grey para ser usado na sua ‘sala da diversão’?”, em alusão ao livro/filme “50 Tons de Cinza” e os brinquedos eróticos do Sr. Grey.

Outro comentou: “Posso colocar um Banana Bunker dentro de outro Banana Bunker? Apenas para dupla proteção…”.

Poderia ser um desastre de Marketing, uma gafe daquelas para a equipe de comunicação da empresa virar a madrugada.

Mas o Groupon não foi tão inocente quanto parecia. Eles não postaram a imagem sem ter a “menor ideia” de que viriam piadas sobre bananas e coisas fálicas.

Logo os usuários repararam que o perfil da empresa estava respondendo piada por piada. E não qualquer resposta: rebatendo piada com piada, ironia com mais ironia. Tudo com muito bom humor.

Aparentemente, alguém da empresa estava de prontidão e tinha se preparado “psicologicamente” para a bagunça.

É que, conforme eles revelaram ao Adweek, a empresa sabia que as piadas viriam, então já tinham se planejado: uma equipe de três pessoas estava de plantão.

Cerca de 200 comentários foram respondidos em poucas horas pela equipe do Groupon. Com as respostas bem humoradas, o post que já era viral se tornou mais viral ainda.

Segundo Bill Roberts, chefe global de comunicação do Groupon, o post foi de longe o de maior sucesso: 18 mil likes, 12 mil comentários e 43 mil compartilhamentos.

E mais: graças à polêmica, as 600 embalagens em formato de banana foram vendidas rapidamente.