Google e Ford se unem para criar GPS inteligente

Com a iniciativa, as empresas pretendem ficar ainda mais presentes no dia a dia de consumidores

São Paulo – O Google quer aumentar a interação com seus usuários, então trabalhará com empresas que fazem parte do dia a dia das pessoas para se fazer presente em setores diferenciados.

Um exemplo dessa postura foi dado durante a Google I/O, quando a gigante de buscas anunciou uma parceria com a Ford no desenvolvimento de uma espécie de GPS inteligente.

Por meio da nova Prediction API (Application Programming Interface), o serviço vai coletar dados para tornar as viagens mais eficientes, com sugestões de rotas baseadas nos caminhos geralmente feitos pelos motoristas.

Essa API atualmente ajuda a determinar quais mensagens encaminhadas aos clientes Google são spams e também serve para direcionar a publicidade para eles. Tudo isso é feito através da coleta sistemática de dados, feita a partir das preferências publicadas em perfis no Orkut, links encurtados com o goo.gl, entre outros produtos.

Agora a companhia pretende usar essa capacidade de coleta para dar escolhas mais eficientes de caminhos aos motoristas da Ford.

Um usuário que vai toda segunda-feira ao trabalho, por exemplo, pode receber um “bom dia” do veículo, seguido por sugestões que fogem do congestionamento e outros problemas – uma combinação para economizar tempo, gasolina e a paciência de quem está dirigindo.

A API também vai pegar informações que indiquem as preferências quanto ao uso dos recursos do carro, assim poderá alterar sozinho entre os tipos de combustível quando se tratar de um veículo híbrido.

Mas as empresas dizem que não querem criar um sistema que deixe o motorista alienado, apenas pretendem ajudá-lo a encontrar maneiras mais eficientes de usar o carro.

Com informações do Geek.com