GM revisará agências de Chevrolet globalmente

Companhia está em busca de novos conceitos criativos globais para a montadora

São Paulo – A General Motors está realizando mais um plano de revisão de suas agências ao redor do mundo, desta vez focado em conceitos criativos globais para a marca Chevrolet. A empresa solicitou propostas de representantes de todas as holdings que atentem o anunciante, entre elas as americanas Omnicom e Interpublic; a francesa Publicis Groupe e a chinesa Cheil Worldwide.

A ação acontece após uma recente revisão de sua agência de mídia, envolvendo valores de até US$ 3 bilhões e indicando uma possível redução de investimento da companhia em marketing.

No caso da Chevrolet, o problema, porém, não parece ser a crise que afetou o mercado automotivo nos últimos dois anos. A marca anunciou nesta quinta-feira a venda de 3,6 milhões de carros globalmente desde janeiro de 2011, sendo 1,2 milhões somente no terceiro trimestre, classificando o período como o de “melhores resultados na história da montadora”.

A alta teria sido impulsionada pelo lançamento do Cruze, que, ainda de acordo com o balanço da empresa, “foi o combustível para o crescimento das vendas nos mercados de Estados Unidos e China”.

“Este é outro passo significativo de nossos esforços para tornar o engajamento do consumidor mais efetivo, além de buscar ainda mais eficiência em nossas operações de marketing em escala global”, explica Joel Ewanick, chief marketing officer global da General Motors.


No comunicado com os resultados da companhia no terceiro semestre, também é esclarecido que “A GM vai avaliar as propostas e determinar o melhor curso para continuar em frente, o que pode significar manter ou ajustar o pool de agências”.

O time de agências trabalhando para diferentes marcas ou modelos específicos da GM ao redor do mundo é longa. Entre as redes estão McCann, Leo Burnett, Fallone e Cheil, além de operações independentes em alguns mercados. No Brasil, a conta institucional da Chevrolet está na WMcCann, pertencente ao Interpublic; com a porção de varejo na Salles Chemistri, do Publicis Groupe.

A Chevrolet é a maior marca da GM, correspondendo a 51% da entrega de veículos da companhia, que está presente em mais de 140 países, em 2010. A empresa não divulga o investimento de marketing específico de suas montadoras, mas, de acordo com seu balanço financeiro, investiu, como um todo, US$ 4,3 bilhões em publicidade no ano passado.

Ainda em 2010, o maior mercado da Chevrolet no mundo em vendas foi o dos Estados Unidos, com o Brasil no segundo posto e a China em terceiro.