Friboi abre portas das fábricas em série de vídeos

Nos novos comerciais, funcionários das fábricas explicam processos de produção da carne

São Paulo – A nova série de vídeos da marca de carne dá continuidade ao bordão que ficou famoso: é Friboi? Famílias e amigos estão reunidos supermercado, cozinha de casa, açougue e churrasqueira, quando alguém pergunta sobre a origem do bife.

É então que as portas das fábricas se abrem, revelando como a carne é preparada. Os vídeos mostram todo o processo, da origem do gado, inspeção de qualidade, açougue, até chegar à casa dos consumidores.

Tony Ramos, garoto-propaganda da Friboi, também estrela esses vídeos de 30 segundos cada, desenvolvidos pela agência Lew´Lara\TBWA.

As etapas industriais são apresentadas e explicadas pelos próprios funcionários reais das fábricas. Como a produção não faz parte do dia a dia da população, a explicação dos funcionários é didática, curiosa e dá credibilidade à marca, diz Maria Rocha, gerente de marketing do Grupo JBS, dono da marca.

Os comerciais reforçam processos que definem uma carne de qualidade: higiene, inspeção sanitária, controle de qualidade, testes nos produtos, controle de temperatura e segurança alimentar, entre outros.

//www.youtube.com/embed/zHafoAKeZxs

//www.youtube.com/embed/vvONmekbp_8

Para Maria, a produção de carne costuma ser um terreno misterioso e cheio de desconfiança, já que o consumidor não sabe de onde veio a bandeja de bifes. Por isso, a marca resolveu vender o conceito Confiança é Friboi, para mudar essa percepção corriqueira.

A série de quatro vídeos foi precedida por diversos outros, estrelados pelo ator Tony Ramos. Até o cantor Roberto Carlos participou da campanha. Na época de lançamento, o vídeo gerou polêmica, já que o cantor era conhecido por não ingerir carne vermelha há 30 nos. O fato de ele não comer o bife gerou desconfiança e incerteza. Porém, Maria Rocha garante: ele comeu o bife sim! Acabou sendo flagrado.

//www.youtube.com/embed/q4QXJPk12l8

//www.youtube.com/embed/v4BMV_rjDdY

As campanhas fazem parte de uma nova estratégia de marketing da Friboi, que vem sendo colocada em prática há um ano e meio. Até o fim de 2014, serão investidos R$200 milhões em marketing.

Essa é a parte final de uma mudança de estratégia de toda companhia, que busca agregar valor a toda sua cadeia produtiva.