Fiat se rende ao meme e faz corrida de Uno Escada

O jovem Claydson Vieira criou uma fanpage só sobre o modelo do carro, feita para “homenagear a melhor invenção de 4 rodas já feita pela humanidade”

Às vezes deixado de lado, o Uno ainda é o carro predileto de muita gente. Compacto, econômico e versátil, o automóvel além de conquistar o público é um dos favoritos das empresas.

Um dos modelos mais utilizados por prestadoras de serviço, o veículo cruza as cidades estampado por logomarcas e ostentando porta-escadas pelas ruas do Brasil afora.

Claydson Vieira, jovem de 27 anos e entusiasta do modelo, gosta tanto de Uno que fez uma fanpage só sobre o carro.

Feito para “homenagear a melhor invenção de 4 rodas já feita pela humanidade”, o endereço no Facebook posta diversos conteúdos sobre o universo “uneiro”.

Com postagens sobre a exaltação da velocidade do “possante”, beleza de seus sons e, principalmente, a superioridade do Uno Escada em relação aos concorrentes, a página rapidamente atingiu mais de 200 mil seguidores.

Confira abaixo algumas postagens que popularizaram a Uno Memes e fizeram esse assunto viralizar tanto que até a Fiat resolveu usar a brincadeira para anunciar seu lançamento nas redes sociais:

E quem pensa que só foram criadas publicações sobre o assunto, está enganado. A febre chegou a um nível que até “jogos” como o Top Gear UNO e o Uno for Speed Most Wanted foram criados:

Atentos ao rápido sucesso da página criada em 2016, a montadora em parceria com a Sunset não perdeu tempo e lançou um teaser no Facebook que pega carona na popularidade do “Uno Escada”.

Publicado no perfil oficial da marca no Brasil, a empresa escalou seis carros para mostrarem quem é o mais veloz e darem nome ao lançamento da companhia.

“O diálogo com o consumidor mudou e ele quer fazer parte da criação das narrativas das marcas que ele gosta. O que fizemos foi simplesmente juntar algo que conectava a Fiat emocionalmente às pessoas e deixar com que elas nos ajudassem também a escrever os novos capítulos da nossa história. A corrida é um gatilho para uma entrega maior de conteúdo, onde os protagonistas são os amantes da Fiat”, diz Bárbara Bono, Head de conteúdo e criação.

Veja abaixo o teaser da corrida oficial que terá seu desfecho demonstrado sexta-feira (20) e já foi vista por milhões de pessoas em poucos dias:

Para entender melhor como tudo isso aconteceu, a ideia por trás de uma página apenas sobre Uno, a resposta do público e como a Fiat utilizou o buzz para criar a campanha, batemos um papo com Claydson, fundador da Uno Memes.


Mineiro de Contagem, o funcionário de Help Desk tira foto ao lado de um figurante que não poderia ser outro

Como se deu a ideia de criar uma fanpage sobre Unos?

Todo mundo tem a primeira vez pra tudo na vida. O primeiro amor,  primeiro beijo, primeiro professor ou professora,  primeira viagem e com o primeiro carro não é diferente. Por mais que tentemos, não conseguimos esquecê-los e foi assim com o primeiro carro que a nossa família comprou.

Por tempos foi o nosso meio de transporte e a sua simplicidade e economia deixou saudade. Foi então que resolvi criar uma página para homenageá-lo aproveitando a febre dos memes que viralizam cotidianamente na internet. Dessa forma, eu descobri que a página atrai muitos amantes do simpático, porém poderoso, carrinho.

O público alvo da página é vasto pois atinge tanto as pessoas que gostam do Uno como os apreciadores de memes, por consequência, a página enche de seguidores, atingindo 25 mil fãs nos primeiros dias. E é isso, essa é a história da página.

E o meme do Uno Escada. Como surgiu?

O Uno é um carro barato, fácil de revender, econômico muito flexível, além de potente por ser um carro que, em sua maioria, tem motor 1.0.

Por este motivo, é o veículo preferido das empresas pelos motivos citados, principalmente as de Telecom. Talvez pelos prazos de atendimento, os Unos de firma estão sempre com pressa em atingir os seus objetivos e a inseparáveis escadas, sempre os acompanham.

Quais os memes tiveram a melhor resposta (engajamento, alcance) do público?

Os que geralmente mostram o Uno intimidando outros carros e os que abordam sua velocidade. Há também um álbum mostrando todos os tipos de Uno e contando um pouco de sua história e sua relação com os brasileiros que foi bem repercutido, porém o que o público mais gosta são as comparações do Uno com outros carros, desde os populares como Palio, Gol, Celta até os carros de luxo como BMW, Fusion etc.

Vocês acreditam que a popularidade da página pautou a nova campanha da Fiat?

Talvez não a popularidade da página em si, mas sim com o meme que foi criado por ela que é compartilhado também por outras páginas, sendo elas de memes ou não.

Ela entrou em contato com vocês?

Sim, inclusive solicitaram a divulgação do vídeo por parte de nossa página. Até o momento, o post alcançou mais de 87 mil pessoas na nossa página sem impulsionar o post.

O que achou da ação?

Para mim foi uma grande honra, sendo sincero eu não acreditei que o Marketing da própria FIAT estava me procurando e quando eu vi o vídeo eu fiquei bastante tempo morrendo de rir daquela situação, incrédulo. Certamente eu nunca imaginaria que alcançaria essas proporções no momento da criação da página.

Este conteúdo foi publicado originalmente no site da AdNews.

Comentários

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  1. Marcelo Henrique

    Tenho um 2006 e o comprei em 2007, acho que 10 anos na minha mão me dá a razão para falar um pouco.
    É um carrinho de pouca manutenção e feito para ser a entrada de muitas famílias e te entrega o que promete.
    Só que tem algo de errado com o veículo, pois o mesmo me cativa mesmo sendo extremamente simples.
    DUT? Faz uns 5 anos que perdi kkkkk