Empresa da Coreia do Sul lança linha de cereais com insetos

Com alto conteúdo de proteína, o "Futureal" visa superar a aversão dos consumidores a estes alimentos

Seul – A empresa sul-coreana E-mart, principal varejista do país, lançou uma linha de cereais com insetos em pó, como uma opção de café da manhã com alto conteúdo de proteína que visa superar a aversão dos consumidores a estes alimentos.

Sob o nome de “Futureal”, a rede de supermercados começou a vender este mês, pacotes individuais de 30 gramas de cereais, que contêm grilos, larvas da farinha, assim como vários tipos de cogumelos, todos eles com um teor de proteína entre 1,5 e 2,5 maior que o cereais tradicionais.

O produto, que pode ser consumido adicionando leite diretamente ao pacote, incorpora os insetos na forma de pó para evitar a repulsa que muitos consumidores sentem ao comê-los inteiros, disse um porta-voz da empresa, em entrevista à revista “Korea Bizwire”.

O consumo de insetos – entomofagia – é muito difundido em algumas regiões da África, Ásia e América Latina por seu importante conteúdo em proteínas em comparação à carne tradicional, assim como em vitaminas, minerais e gorduras benéficas.

Além disso, a criação de insetos para o consumo humano e animal requer um espaço e quantidade de água menor do que a pecuária intensiva, por isso cada vez mais centros de pesquisa e empresas estão criando seus próprios laboratórios entomológicos para desenvolvimento de produtos.

Com um preço de 2,4 wons por pacote (US$ 2,24), o consumidor sul-coreano recebeu o novo cereal com uma mistura de opiniões.

Usuários da rede social Reddit celebraram a notícia, dizendo que os insetos são “o alimento do futuro, por isso é melhor ir se acostumando a comê-los”, enquanto outros disseram que “prefeririam comer outro tipo de proteína em pó”.