É #publipost? Tática de influenciadores digitais pode gerar desconfiança

Por meio de posts, vídeos e imagens, os influenciadores digitais agora têm papel estratégico para marcas dos mais diversos segmentos

São Paulo – As tecnologias e as mídias sociais criaram novos possibilidades de atuação profissional e, em meio a milhares de usuários online, algumas pessoas angariaram muitos seguidores e ganharam visibilidade.

Por meio de posts, vídeos e imagens, os influenciadores digitais agora têm papel estratégico para marcas dos mais diversos segmentos, que passaram a utilizá-los para divulgar seus produtos.

Uma das estratégias de divulgação nas redes é o post patrocinado, ou #publipost. E os seguidores estão atentos a eles.

Segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia MindMiners, especializada em soluções digitais de pesquisa, 93% dos internautas disseram que já viram influenciadores fazendo #publipost em suas redes sociais.

Quanto ao resultado da estratégia de marketing, metade dos entrevistados declararam que nunca compraram algo por ter sido recomendado por um influenciador.

Mas, dos 45% que já o fizeram, 89% afirmaram que o produto e ou serviço superou sua expectativa.

A estratégia, porém, exige cuidado e transparência. Segundo o estudo, o risco envolvido nesse tipo de investida por parte das marcas e da personalidade digital é a desconfiança do público, principalmente quando um influenciador faz um post recomendando algo, mas não diz que foi pago para divulgar aquilo.

Questionados sobre se concordavam com a afirmação “Eu confio na opinião de influenciadores sobre produtos e marcas”, 32% dos entrevistados disseram que “concordam totalmente” ou apenas “concordam”, 18% que “discordam” ou “discordam totalmente”, enquanto quase metade dos respondentes (49%) “não concordam, nem discordam”.

O estudo sobre influenciadores digitais foi realizado entre os dias 6 e 10 de julho e contou com uma amostra de 1000
respondentes.