Designer redesenha logotipos tornando-os mais ecológicos

Novos logotipos usam até 40% menos tinta em cada símbolo, caixa e anúncio

Todo iPhone produzido recebe uma caixa embala-lo. Se 100 mil devices são vendidos, outras 100 mil caixas também ganham a impressão da logo da Apple.

Imaginou o quanto de tinta é gasto nesse processo? O designer francês Sylvain Boyer sim e foi além re-criando marcas de algumas das maiores empresas do mundo através de uma lente que ele chama de “ecobranding”.

Em suma, ele redesenhou seus logotipos para que usem até 40% menos tinta em cada símbolo, caixa e anúncio.

Afinal, visibilidade é extremamente importante para as marcas, mas há um preço a pagar por tamanha exposição e não estamos falando apenas do financeiro, mas também ecologicamente.

(Foto/Divulgação)

O profissional decidiu apenas reduzir o número de cores, o “que imediatamente se tornou não só mais econômico, mas também mais ecológico”.

O símbolo da Nike que foi esvaziado. Na versão de Sylvian ele usa 24% menos tinta, e não há perigo de alguém não conseguir reconhecê-lo. Muito parecido com os arcos do McDonald’s, facilmente reconhecíveis mesmo com um terço de tinta removida.

Logotipos que utilizam menos tinta

Logotipos que utilizam menos tinta (Foto/Divulgação)

Sobre o processo de criação, o artista relata: “Para transformar um logotipo em um logotipo ecológico, começamos a partir do formato inicial do logotipo sem deformá-lo, mas “cavamos” um pouco para reduzir seu impacto ambiental”, diz Boyer.

“Sempre há um aspecto criativo nesse processo. Tentamos ter uma interação entre o espaço cheio e vazio, como o logotipo da Apple que acentua a parte mordida, ou o logotipo da H & M que acentua o aspecto da escova”.

Partes do mercado já estão pensando nesta questão. A Nike lançou um aplicativo interno alguns anos atrás, que mediu o impacto ecológico de vários materiais e corantes para incitar seus designers a pensarem sobre seus produtos, não apenas no custo financeiro, mas o impacto global deles na Terra.

Enquanto isso, a Amazon enviará produtos na embalagem “Frustration Free”, que substitui caixas coloridas e fofas ​​por embalagem de papelão, já que você já comprou o produto, portanto, não precisa de outro anúncio em sua casa.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da AdNews.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Menos tinta, que ideia boa