Cooperativa de vinho divulga com humor sua produção

Como a cooperativa de produtores de vinho de Paso Robles usa a internet (e boas piadas) para divulgar a produção local

São Paulo – Se depender da associação dos produtores de vinho de Paso Robles, Califórnia, então os enochatos estão com os dias contados. A cooperativa de vinícolas criou o charmoso personagem Paso Wine Man (interpretado por Casey Biggs) que, em uma série de vídeos no YouTube, brinca com os clichês da indústria do vinho, tira sarro de críticos e provoca outras regiões produtoras.

A provocação já deu resultados. Em 2011, o vídeo sobre a uva zinfandel ganhou um prêmio de melhor comercial de vinho da prestigiada revista Wine Spectator. O troféu ajudou a colocar Paso Robles nos roteiros de turistas. Com 200 víniciolas, a cidade é uma alternativa mais barata à badalada região de Napa Valley, também na Califórnia.

Por ser menor (e mais barata), Paso Robles tem outro objetivo com os vídeos: minar o preconceito de enólogos. A crítica comum é que a região não é especializada em apenas um tipo de cepa. A saída está no vídeo divulgado esta semana. O personagem diz: Um homem tem apenas uma vida? Sim. Uma só mulher? Ocasionalmente. Um só vinho? Absurdo!. O que se segue são explicações sobre as variedades locais e uma explicação sobre elas.

A estratégia tem funcionado. Paso Robles é região produtora que mais cresce nos Estados Unidos. E o futuro é ainda mais promissor. O todo-poderoso crítico Robert Parker vaticinou que, até 2015, os vinhos de lá serão tão conhecidos quanto os de Napa. Viva o bom humor.

Veja os vídeos do Paso Wine Man:

As cepas de Paso Robles

Vídeo premiado pela Wine Spectator

Uma provocação aos vinhos de Napa