Como era a propaganda antes do Real?

Como a propaganda, responsável direta por movimentar a economia, funcionava antes do Plano Real, que estabilizou a inflação?

Foi em julho de 1994, há 20 anos, que a economia brasileira mudou drasticamente. Entrava em vigor o Real, moeda que pôs fim à hiperinflação que assolou a população brasileira nos 15 anos anteriores.

Apenas no primeiro semestre daquele ano, a inflação totalizou 757%, média de 43% ao mês de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nos seis meses seguintes, o índice desabou para 18,6%, média de 2,9% ao mês.

Como a propaganda, responsável direta por movimentar a economia, funcionava antes do Plano? O Adnews garimpou alguns filmes no Youtube para mostrar como a criatividade funcionava em tempos de inflação galopante.

Na época, os brasileiros iam às ruas conforme a variação de preço. Havia filas para abastecer os carros antes das mudanças e o barulho da maquininha que mudava os preços no supermercado ficou marcado nos ouvidos de quem viveu o período.

Confira uma amostra dos comerciais feitos antes do Real.

No geral, o varejo não inovou muito na linguagem desde os tempos de inflação. É sempre a abertura do anúncio e a descrição das ofertas. Mas repare que não havia parcelamento em mais de 15 vezes e as empresas não destacavam parcelamento em cartão de crédito, um tipo de pagamento disseminado no período pós-Real.

//www.youtube.com/embed/ZZhSe3UmVuY

As mudanças de moeda eram o pesadelo. Cruzeiro, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro de novo, Cruzeiro Real e, finalmente, o Real, que entrou em vigência em julho de 1994.

//www.youtube.com/embed/SkbnEPOf3FY

Os valores de cada moeda chamavam a atenção. No anúncio abaixo, por exemplo, é possível ver um aparelho de som vendido por mais de um milhão de cruzeiros, tudo por causa da variação.

//www.youtube.com/embed/BB_HRNqBNrw

E os bancos? Como se comunicavam num período de incertezas? O Bamerindus se destacava com seu jingle clássico e utilizando poesia nas propagandas.

//www.youtube.com/embed/0KPlGfTlalg

//www.youtube.com/embed/Nx-mZtgV0oA

A indústria automotiva também apostava na criatividade. Neste filme da Volkswagen, por exemplo, o Gol 1000 ganha uma sincera descrição.

//www.youtube.com/embed/IGXlYNOUtK0

//www.youtube.com/embed/1L9FkDIqCoI