Comercial brasileiro ganha ‘prêmio máximo’ em Cannes

Comercial "100", feito para a marca de câmeras Leica, emociona ao fazer grande homenagem à fotografia

São Paulo – O comercial “100”, que celebrou os 100 anos da marca Leica em 2014, ganhou o Grand Prix de Filme no Festival de Cannes, que terminou no sábado (27). Assim, a campanha se consagrou no topo no festival este ano.

O filme ainda levou dois Leões de Ouro na categoria “Film Craft”.

Apesar de ganhar um Grand Prix em qualquer categoria seja o prêmio máximo, a categoria de Filme costuma ser a mais prestigiada e de resultado mais ansiosamente aguardado.

“100”, elogiado no mundo todo, foi criado pela agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi e traz uma narrativa sobre a importância da fotografia.

Com dois minutos de duração, é uma verdadeira aula de fotografia.

O narrador conta que a Leica mudou a história dessa arte ao tirar as câmeras dos estúdios e levá-las para as ruas e casas, para o cotidiano das “pessoas normais”.

35 fotos icônicas são reproduzidas na campanha, como imagens clássicas de Henri Cartier-Bresson, William Klein, Diane Arbus e Robert Capa.

É uma declaração de amor poética e pungente sobre a fotografia no século 20 e sua relação com a história e os pequenos acontecimentos do cotidiano.

Além do aniversário de um século da Leica, o comercial anunciava também a inauguração da galeria da marca em São Paulo.

Assista:

Algumas das grandes fotografias da história homenageadas no filme:

– “Raising the Flag on Iwo Jima”, de Joe Rosenthal

– Fotografias da missão Apollo 11 na Lua

– “Migrant Mother”, de Dorothea Lange

– “Le Baiser de l’hôtel de ville”, de Robert Doisneau

– “Rue Mouffetard, Paris”, de Henri Cartier-Bresson

– “Behind the Gare St. Lazare”, de Henri Cartier-Bresson

– “Muslim women on the slopes of Hari Parbal Hill”, de Henri Cartier-Bresson

– “California, 1955”, Elliot Erwitt

– “Phan Thị Kim Phúc”, de Nick Ut

– “Sanaa, Yemen”, de Samuel Aranda

– “General Nguyen Ngoc Loan executing a Viet Cong prisoner in Saigon”, de Eddie Adams

– “Jan Rose Kasmir with flower”, de Marc Riboud

– “Quang Duc self-immolation”, de Malcolm Browne

– “Unknown Rebel of Tiananmen Square”, de Jeff Widener

– “Retrato de Che Guevara”, de Alberto Korda

– “Identical Twins, Roselle, New Jersey”, de Diane Arbus

– “Segregated Water Fountains”, de Elliot Erwitt

– “John Lennon and Yoko Ono”, de Annie Leibovitz

– “Gun 1”, de William Klein

– “Girl With Leica”, de Alexander Rodchenko

– “Self Portrait with Models & Wife”, de Helmut Newton

– “Seine-Maritime, Dieppe”, de Henri Cartier-Bresson

– “Falling Soldier”, de Robert Capa