Chefs de pizzarias na Itália querem processar McDonald’s

Pizzarias se revoltaram com propaganda voltada para as crianças na Itália

São Paulo – Um grupo de chefs italianos de pizzarias está ameaçando processar o McDonald’s no país.

O motivo seria um comercial local voltado para as crianças.

No vídeo, um menino é levada a uma pizzaria pelos pais. Eles não sabem o que pedir. Quando o garçom pergunta ao garotinho o que ele quer, ele responde “Um Happy Meal” (o McLanche Feliz).

Em um piscar de olhos, eles estão felizes em uma lanchonete do McDonald’s. Ao final, o comercial anuncia: “Seu filho não tem dúvida. Happy Meal sempre a quatro euros”.

A Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), a associação que “protege” as verdadeiras pizzas napolitanas, alega que a propaganda desonra e ataca um dos símbolos da dieta mediterrânea. 

“É óbvio que a empresa americana está tentando tirar o crédito de seu maior concorrente no país, mas especular sobre a saúde das crianças é ir além da conta”, disse Massimo Di Porzio, presidente da AVPN.

“Não é a primeira vez que o McDonald’s ataca nossa culinária tradicional, mas dessa vez estamos pensando em tomar medidas legais. Além disso, se ganharmos algum dinheiro com esse processo, garantimos que ele será usado para promover a nutrição infantil”, completou.

Os chefs das pizzarias garantem que as pizzas são mais saudáveis que a “junk food” e ainda contestam a procedência da carne usada pelo McDonald’s ou a quantidade de óleo e conservantes usados nos alimentos.

“A verdadeira pizza napolitana, produto garantido pelo nosso regulamento internacional, é um produto artesanal, que só utiliza ingredientes selecionados e frescos, como a mozarela de búfala, o óleo de azeite virgem e os tomates de Campânia”, o grupo escreveu.

Confira o comercial: