Brasil torna-se maior finalista do El Ojo 2011

Com conclusão dos 17 shortlists, País supera Argentina e chega a 199 peças; Ogilvy concorre com 36 trabalhos

São Paulo – Com a divulgação dos últimos shortlists do El Ojo 2011, festival iberoamericano de publicidade que acontece de 7 a 9 de novembro em Buenos Aires, o Brasil torna-se o principal finalista. No total, 199 trabalhos provenientes de agências e empresas brasileiras chegam à disputa final por troféus, contra 175 da Argentina, segundo país com mais peças finalistas.

Das 17 áreas do evento, o Brasil está na frente em 11: Produção Gráfica (5), PR (11), Inovador (11), Conteúdo (10), Design (20), Via Pública (14), Campanhas Integradas (3), Tercer Ojo (6), Promo (17), Marketing Direto (16) e Interativo (28). A Argentina é destaque em Gráfica (23), TV/Cine (59), Produção Audiovisual (16) e Postais (6), dividindo esta última a liderança com a Colômbia. Completam a lista a própria Colômbia, líder em Rádio (9); e o país novamente em Sustentável, dividindo o posto com a Espanha (3). O Brasil chega à etapa sem finalistas em apenas duas áreas: Rádio e Postais.

Com a conclusão de todas as listas, a Ogilvy amplia sua liderança entre as agências brasileiras com mais trabalhos no shortlist, chegando a 36. A AlmapBBDO é a segunda com mais finalistas, 29, seguida por Santa Clara (23), Loducca (17) e JWT (15). Completam a lista Leo Burnett Tailor Made (10), AgênciaClick (7), Publicis Brasil (7), DM9DDB (6), Giovanni+Draftfcb (6), Wunderman (6), F/Nazca S&S (5), Lew’Lara\TBWA (4), Fischer&Friends (3), Perfil 252 (3), WeShape Connection (3), Africa (2), BorghiErh/Lowe (2), Greco Design (2), NewStyle (2), Agência3 (1), b!ferraz (1), DCS (1), G2 (1), M.Quatro Design (1), Master (1), Media Contacts (1) e NBS (1). Duas peças, finalistas em Produção Audiovisual pela Hungry Man, em trabalho para a Nike Brasil, não tem agência inscrita.