Ballantine’s e artista criam, no Rio, maior GIF do mundo

Maior graffiti do mundo foi fotografado por satélite e, com novas pinturas feitas pelo artista, se tornou um GIF gigante

São Paulo – O artista plástico INSA, famoso pelos seus graffitis, criou o que está sendo chamado de “o maior GIF do mundo”. Ele pode ser visto do espaço e foi fotografado via satélite.

O tal GIF, na verdade uma composição de vários graffitis, foi feito no Rio de Janeiro e documentado em uma nova campanha da marca de uísque Ballantine’s.

Durante quatro dias, INSA e uma equipe de 20 pessoas, incluindo brasileiros, pintaram quase 58 mil metros quadrados. A cada dia, o desenho era modificado e repintado – e era fotografado pelo satélite.

Ao fim do projeto, os diferentes graffitis e o “movimento” da imagem geraram o maior GIF do mundo. INSA cham essa mistura de street art com animação de “GIF-ITI”.

A Ballantine’s procurava novos projetos inovadores, que se encaixassem em sua campanha “Stay True: Leave an Impression”.

INSA, que já fazia trabalhos com GIFs – pintava muros, fotografa os trabalhos e depois criava suas animações – disse que tinha a ideia de criar uma arte que fosse vista do espaço. A marca topou o desafio.

Já a divisão de satélites comerciais da Airbus, Astrium, entrou com os “fotógrafos”: satélites Pleiades, que estão quase 700 quilômetros distantes da Terra. Eles tiram fotos de 100 quilômetros quadrados e a resolução é de um pixel por 50 centímetros quadrados.

O artista teve de esperar uma semana para receber as imagens.

É possível ver um GIF aqui.

Confira o vídeo que mostra todo o processo para criar o graffiti animado e o resultado final: