As pegadinhas publicitárias que marcaram o ano de 2014

Seja pelo ineditismo, a espontaneidade dos participantes, o humor ou a emoção, esses conteúdos se espalharam aos montes pelos feeds alheios nos últimos meses

São Paulo – Se há um tipo de campanha que se notabilizou com toda a potência no ano de 2014, principalmente por sua capacidade viral, podemos dizer que é a “pegadinha publicitária”.

Seja pelo ineditismo, a espontaneidade dos participantes, o humor ou a emoção, o fato é que esses conteúdos se espalharam aos montes pelos feeds alheios nos últimos meses.

Milhões de pessoas compartilham esses filmes com seus amigos, parentes e colegas de trabalho e assim cumpriram o objetivo das campanhas: conquistar a atenção do público, que está cada vez mais disperso no cenário atual da comunicação.

Confira algumas das ações do gênero que merecem destaque:

Skol proporciona um dia maluco
Anunciante: Skol
Views: 954 mil
Pegadinha: Depois de apertar o botão ON, dispositivo instalado no balcão de um bar, o participante da ação viveu possivelmente uma das maiores aventuras de sua vida com direito a participação especial do boxeador Mike Tyson e da atriz Deborah Secco.

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Bebê diabo divulga filme de terror
Anunciante: Filme “Herdeiro do Diabo”
Views: 49,8 milhões
Pegadinha: O longa “Herdeiro do Diabo” ganhou uma divulgação bem diferente. A campanha mostra um bebê demoníaco colocado num carrinho controlado por controle remoto.

O “herdeiro do diabo” assusta os pedestres pelas ruas de Nova York.

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Zumbi assusta ator de The Walking Dead
Anunciante: Fox
Views: 7,5 milhões
Pegadinha: A Fox produziu uma câmera escondida com o ator Norman Reedus, intérprete de Daryl Dixon em “The Walking Dead”, exibida pelo canal.

Nick Santonastasso, fã da série e conhecido por suas brincadeiras zumbis divulgadas no Twitter, foi transformado em um zumbi para assustar o ator.

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Ruffles faz loja tremer em ação
Anunciante: Ruffles
Views: 3,3 milhões
Pegadinha: Uma promotora oferece a inocente degustação de um novo produto.

Entretanto, quando as pessoas começam a mastigar a batatinha, o estabelecimento inteiro começa a tremer como se naquele momento acontecesse um poderoso terremoto.

A iniciativa promove o lançamento da Ruffles Extreme.

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Ponto de ônibus “diferente”
Anunciante: Pepsi
Views: 6,7 milhões
Pegadinha: A marca queria mostrar que a versão sem açúcar da bebida é inacreditável. Para isso, mostrou acontecimentos inacreditáveis nesta pegadinha criada pela agência AMV BBDO de Londres.

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Silêncio no cinema
Anunciante: Coca-Cola
Views: 1 milhão
Pegadinha: A marca, em parceria com a Saatchi & Saatchi da Dinamarca, resolveu inovar no aviso de “não faça barulho” dos cinemas. Os espectadores foram colocados no próprio filme.

Não era o longa principal, é claro, mas uma “produção” criada pela Coca-Cola para evidenciar como o barulho mistura você com a obra e irrita quem quer ver o longa em silêncio.

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Chão de loja some
Anunciante: North Face
Views: 11,3 milhões
Pegadinha: A marca de artigos especializados em esportes radicais resolveu fazer o chão de sua loja sumir numa ação inusitada na Coreia do Sul.

Os consumidores, além de ficarem pendurados, também eram provocados a pular para resgatar um blusão da marca que, caso fosse alcançado, era dado aos participantes.

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Guitarrista surpresa no The Noite
Anunciante: Mentos
Views: 3 milhões
Pegadinha: A campanha tinha como objetivo apresentar as três camadas de sabor da nova goma de mascar Mentos 3.

Para isso, ganhou uma campanha que apresentou três surpresas escondidas em pequenas oportunidades, assinada pela Neogama BBH.

A história foi montada em cima de um pequeno anúncio à procura de um guitarrista para uma banda de garagem.

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Instruções erradas na autoescola
Anunciante: Dpvat
Views: 503 mil
Pegadinha: O conteúdo traz a reação de futuros motoristas ao serem instigados a realizar uma condução agressiva do veículo e questiona: “se não é assim que você aprendeu, por que é assim que você faz?”.

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Zumbis tentam sair de outdoor
Anunciante: Sky
Views: 727 mil
Pegadinha: Com o objetivo de divulgar a estreia da 5ª temporada de The Walking Dead, a rede montou em pontos de ônibus painéis que exibiam zumbis.

Os monstros tentavam sair do outdoor digital, o que apavorou ainda mais os pedestres.

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