As marcas ainda correm atrás de Ayrton Senna

Piloto que alegrava a manhã de domingo era carismático e tinha pinta de bom moço

São Paulo – Ayrton Senna não era apenas bom de braço. Carismático e com pinta de bom moço, mas sem deixar de lado a sua personalidade forte e absolutamente competitiva, o piloto que alegrava a manhã de domingo dos brasileiros com seu talento e arrojo, também fazia bonito na propaganda. Não à toa, era figura fácil e pole position em comerciais de todos os tipos.

O legado de Senna nas pistas é tão incrível que hoje, 20 anos após a sua morte na trágica curva Tamburrello, no GP de Ímola, sua marca permanece extremamente forte e valiosa, certamente a maior do automobilismo nacional e entre as maiores do esporte mundial.

A marca administrada por sua irmã Viviane Senna fatura milhões com os mais diversos produtos, desde alimentos até réplicas dos capacetes usados pelo piloto durante sua carreira. Segundo o Instituto Ayrton Senna, que detém os direitos da marca, o dinheiro arrecadado com os produtos do ídolo é completamente revertido para os projetos sociais.

Neste ano, a Williams FW36 Mercedes ganhou um novo logo elaborado pela JWT. “Esse novo logotipo é a nossa maneira de celebrar as suas conquistas como piloto de corridas, e também o excelente trabalho da instituição que leva o seu nome, que é internacionalmente reconhecida por promover oportunidades educacionais no Brasil, declara Frank Williams, fundador e dirigente da equipe de Fórmula 1 WilliamsF1.

Quando ainda estava vivo, Senna associou a sua imagem com várias marcas. A mais emblemática delas é a do Banco Nacional, que até hoje se faz presente em qualquer caricatura do ídolo, que sempre carregou o parceiro em seu famoso boné azul. Outros anunciantes como Marlboro, Kenwood, Tag Heuer, Hugo Boss, Tencel, Camel e John Player Special também já estiveram com o lendário piloto em algum momento de sua carreira.

Confira abaixo algumas campanhas protagonizadas por Senna ou em homenagem a ele:

Sound of Honda (homenagem) (2013):

//www.youtube.com/embed/oeO2q8FzcnM

Shell (1992)

//www.youtube.com/embed/7IK69vNiWQo

Malboro (1990)

//www.youtube.com/embed/JAA4mZmd4x4

Gillette (homenagem) (2013)

//www.youtube.com/embed/LL2u-CIZH_I

Shell (1988)

//www.youtube.com/embed/x4FDlc8Wyc0

Banco Nacional (1991)

//www.youtube.com/embed/oV5V_6pdRVk

Ford (1984)

//www.youtube.com/embed/4JPmaFakI9c

Shell (No Japão)

//www.youtube.com/embed/L6kf9WmeL4A

Honda

//www.youtube.com/embed/1SF919WoG3o