As 60 marcas mais valiosas do Brasil em 2019 — Skol perde trono

Bradesco assume a liderança do ranking, com valor de US$9,4 bilhões. Skol cai para terceiro lugar e Magazine Luiza brilha no varejo com alta de 276%

São Paulo – As 60 marcas mais valiosas do Brasil somam US$ 69,9 bilhões em 2019, um alta de 11% em relação ao ano passado, segundo a nova edição do ranking BrandZ Brasil, realizado pela WPP e a Kantar.

Desbancando a liderança de seis anos consecutivos da cerveja Skol, o banco Bradesco lidera a lista como a marca mais valiosa do país, com US$ 9,4 bilhões em 2019, um aumento vertiginoso de valor em 35% ante os US$ 7 bilhões de 2018. No segundo lugar do ranking, subindo uma posição, aparece o Itaú, com valor de marca estimado em US$ 8,3 bilhões.

Apesar de despencar duas posições, a Skol se mantém como a cerveja mais valiosa do Brasil, com US$ 7,2 bilhões, uma queda de 12% ante 2018. A variação negativa de valor acompanha outras marcas do setor cervejeiro, como Brahma (-16%), Antarctica (-10), Bohemia (-19%) e Schin (-3%). 

“O consumo de cervejarias artesanais aumentou muito, e elas estão tirando vantagem em percepção de marca. Ambev e Skol perderam um pouco de espaço nesse processo. Além disso, vemos que as mulheres começam a se destacar no mercado de consumo de cerveja, optando por marcas artesanais”, diz ao site EXAME o diretor executivo da Kantar Brasil, Eduardo Tomiya.

O salto do varejo

Além das instituições financeiras, outro setor que puxou a alta da valorização das marcas foi o varejo. Em particular, três empresas brilharam: Magazine Luiza (7º lugar)com crescimento de 276% em valor de marca — maior  incremento entre todas as listadas no Top60;  a rede varejista de moda Renner (9º), que aumentou o valor da sua marca em 132%; e as Lojas Americanas (16º), com alta de 23%.

Para Tomiya, a experiência omnichannel, com integração entre off e online, foi determinante para o sucesso do setor varejista, nos casos do Magazine Luiza e Lojas Americanas. Já para a Renner, melhorar a experiência do consumidor fez toda a diferença: a rede investiu em atendimento em numa nova disposição dos produtos nas lojas, entre outras estratégias.

“No cenário econômico complicado que o Brasil atravessa, com projeção de crescimento do PIB em queda, essas empresas  promoverem novas experiências e se mostraram capazes de se reinventar. Marcas que reagem mais rápido à crise tendem a se valorizar mais”, avalia o especialista.

A metodologia do ranking das marcas mais valiosas levam em consideração o valor financeiro (dados bolsa e da Bloomberg), além do valor de contribuição de marca: proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).

Veja o ranking completo das 60 marcas mais valiosas do Brasil:

Marcas Category Brand Value 2019 (em US$ milhões) Brand Value 2018 Brand Value Change
1 Bradesco Financial Institution 9.468 7.018 35%
2 Itaú Financial Institution 8.368 6.198 35%
3 Skol Beer 7.253 8.263 -12%
4 Brahma Beer 3.781 4.478 -16%
5 Globo TV Stations 3.624 4.318 -16%
6 Antarctica Beer 2.672 2.977 -10%
7 Magazine Luiza Retail 2.287 609 276%
8 Petrobras Energy 2.002 788 154%
9 Renner Retail 1.903 820 132%
10 Amil Healthcare 1.840 706 160%
11 Natura Cosmetics 1.521 1.350 13%
12 Ypê Home Care 1.395 1.399 0%
13 Sadia Food 1.339 1.469 -9%
14 Bohemia Beer 1.302 1.605 -19%
15 Ipiranga Retail 1.284 1.265 1%
16 Lojas Americanas Retail 1.257 1.025 23%
17 Ypióca Spirits 1.004 413 143%
18 Vivo Communication Providers 990 874 13%
19 Embratel Communication Providers 944 1.140 -17%
20 Banco do Brasil Financial Institution 806 425 90%
21 Net Communication Providers 777 939 -17%
22 Localiza Car Rental 736 437 69%
23 Drogasil Drugstores 719 757 -5%
24 Porto Seguro Insurance 686 922 -26%
25 B3 Stock Exchange 668 425 57%
26 Droga Raia Drugstores 631 589 7%
27 Seara Food 612 528 16%
28 Schin Beer 604 622 -3%
29 Netshoes e-coomerce 469 469 0%
30 CVC Travel Agency 461 464 -1%
31 Totvs Information Technology 458 313 46%
32 Cielo Credit Cards 454 634 -28%
33 Pão de Açúcar Retail 452 768 -41%
34 Casas Bahia Retail 452 472 -4%
35 Suvinil Painting 398 292 36%
36 Iguatemi Retail 383 595 -36%
37 SBT TV Stations 338 375 -10%
38 Caixa Financial Institutions 327 790 -59%
39 Bauducco Food 325 325 0%
40 Gol Airline 323 244 33%
41 Estacio Education 318 313 2%
42 Buscapé Technology 318 284 12%
43 Havaianas Fashion 284 474 -40%
44 Fleury Healthcare 278 327 -15%
45 Smiles Loyalty Programs 266 660 -60%
46 Arezzo Fashion 258 327 -21%
47 Dorflex Painkiller 258 247 4%
48 Tigre Construction 257 257 0%
49 Perdigão Food 256 331 -23%
50 Extra Retail 236 337 -30%
51 Vigor Food 229 265 -14%
52 Hering Fashion 213 187 14%
53 Multiplus Loyalty Programs 197 344 -43%
54 Sul América Healthcare 194 N/A
55 Riachuelo Retail 192 N/A
56 Assaí Retail 191 N/A
57 Vitarella Food 186 281 N/A
58 Anhanguera Education 181 458 -61%
59 Adria Food 165 N/A
60 Ponto Frio Retail 126 N/A
Total TOP 60 of each year 69.910 63.192 11%