Depois de 53 anos, Alpargatas adota novo logotipo

Modernização da marca acompanha estratégia de crescimento internacional da empresa

São Paulo – A Alpargatas passará por uma mudança em sua identidade visual. A nova marca mantém o triângulo, em referência à letra “A”, mas passa a ser formada por oito pequenos triângulos coloridos, em uma metáfora à diversidade dos produtos fabricados pela companhia. Além disso, a tipografia ganha formas levemente arredondadas.

Conduzida pela consultoria Interbrand, a renovação foi feita para acompanhar a estratégia de crescimento da companhia e consolidá-la como uma gestora global de marcas.

O processo de criação durou sete meses, e o novo logotipo já está sendo adotado internamente, em crachás, cartões de visita e na assinatura de e-mails.

A adoção completa da nova marca, que inclui a renovação das embalagens e a comunicação nas fábricas no Brasil, Argentina e Uruguai, deve ser concluída nos próximos meses.

A nova identidade visual vem logo após a modificação na razão social da companhia. Antes chamada São Paulo Alpargatas – nome com características regionais -, a empresa passa a ser Alpargatas S.A. A alteração facilita a universalização do nome da companhia e o aumento da sinergia entre suas operações no Brasil e na Argentina. 

Com 104 anos, a Alpargatas já mantinha o mesmo logotipo – o triângulo com uma bola no meio – desde 1958. A marca passou por pequenas modificações nas cores em 2000.