A 100 dias dos Jogos, Londres lança slogan

O mote “Inspire a generation” (Inspire uma geração) soa datado por estar alinhado com a proposta que levou Londres a vencer a disputa para sediar os Jogos, em 2005

Londres – Para marcar os 100 dias do início dos Jogos Olímpicos, o comitê organizador de Londres 2012 fez uma série de anúncios oficiais nesta quarta-feira. O mais importante deles foi o aguardado lançamento do slogan dos Jogos: “Inspire a generation” (Inspire uma geração).

O mote não é surpreendente e está alinhado com a proposta que levou Londres a vencer Paris na disputa para sediar os Jogos, em 2005. Desde a época de sua candidatura, a cidade deixava claro que seus maiores objetivos eram regenerar a zona leste da capital, onde foi construído o Parque Olímpico, e deixar um legado esportivo para o Reino Unido.

Se em 2005 o slogan seria coerente, hoje soa um pouco datado. A ideia de que os Jogos servirão para inspirar uma geração remete à meta de aumentar a participação dos britânicos em atividades esportivas. Recentemente, o próprio comitê organizador reconheceu que se tratava de um objetivo ambicioso demais, que não será atingido.

O fato é que a marca de 100 dias parece ser o sprint final de uma corrida para levar os Jogos Olímpicos de forma positiva ao dia a dia dos britânicos – e não apenas dos londrinos. Hoje, por exemplo, foram divulgados as 22 cidades do Reino Unido que receberão os “London 2012 Live Sites” – espaços com telões e arquibancadas para que os britânicos que não pretendem ir a Londres possam acompanhar os Jogos.

Também foi anunciado que, no dia da abertura dos Jogos, os Red Arrows (grupo acrobático da Royal Air Force) fará apresentações em Belfast, Cardiff, Edimburgo e Londres. E um conjunto de anéis olímpicos gigantes composto por 20000 violetas foi instalado em Kew Gardens, na região oeste de Londres (veja vídeo abaixo).

Os anéis poderão ser vistos por quem chegar a Londres pelo aeroporto de Heathrow. Desde, é claro, que se esteja sentado à janela – e que o quase sempre nublado clima londrino colabore.