87% dos internautas brasileiros utilizam redes sociais

Total de pessoas com acesso à internet no Brasil atinge 77,8 milhões em agosto, diz IBOPE

Rio de Janeiro – O Brasil tem 87% dos internautas utilizando redes sociais e outras páginas de relacionamento, diz o IBOPE Nielsen. Isso significa um total de 39,3 milhões de pessoas. No mês de agosto, cada usuário conectou-se a esses sites por um tempo de 7 horas e 14 minutos, em média.

Esse expressivo engajamento inclui menções a produtos, serviços ou marcas, o que proporciona boa oportunidade de relacionamento com os consumidores, como mostrou a ferramenta de monitoramento de discussões online Buzzmetrics. 

O Facebook atingiu 30,9 milhões de usuários únicos, ou 68,2% dos internautas no trabalho e em domicílios do Brasil, em agosto. A rede social ultrapassa o Orkut, com 29 milhões de internautas. Enquanto isso, o Twitter manteve a tendência de crescimento e marcou 14,2 milhões de usuários únicos, ou 31,3%.

Já o total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) foi de 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011, segundo o IBOPE Nielsen Online. A alta foi de 5,5% em relação ao mesmo período de 2010 e 20% ante 2009 (foto).

Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente no Brasil: