18 campanhas do Mc Donald’s são condenadas pelo Procon

Rede de fast food foi multada em R$ 3,1 milhões pela fundação, mas pode recorrer da decisão

São Paulo – A Fundação Procon de São Paulo multou o Mc Donald’s em 3,19 milhões de reais. A maior rede de fast food é acusada de associar alimentos e brinquedos em 18 campanhas publicitárias do McLanche Feliz.

As denúncias foram feitas, em 2010, pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, que considera as campanhas prejudiciais à saúde das crianças.

Segundo Ekaterine Karageorgiadis, advogada do projeto, a postura do Mc Donald’s é muito agressiva, pois se aproveita da vulnerabilidade infantil para vender.

O Mc Donald’s, por meio de nota, afirmou que segue um rigoroso código de auto-regulamentação publicitária e obrigações previstas no compromisso celebrado em conjunto com outras grandes empresas do setor de alimentos.

“Temos convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais”, afirmou o comunicado.

Quanto ao McLanche Feliz, a rede esclarece que os brinquedos podem ser adquiridos separadamente, ou seja, desvinculados da compra dos produtos.

A ação foi publicada no Diário Oficial, no entanto, o Mc Donald’s pode recorrer da decisão.