15 notícias de marketing que talvez você não tenha visto

Lollo, Apple, Samsung, Conar, blogueiras de moda, Prudence, Facebook e patrocínio foram alguns dos assuntos da semana

Lollo: famoso nos anos 80 e líder de vendas em sua categoria até o início da década de 90, o chocolate agora vai ser relançado pela Nestlé, para a alegria geral dos nostálgicos. O produto volta às gôndolas com a receita original e a mesma identidade visual.

Mascote da Copa: Amijubi, Zuzeco ou Fuleco. Com um desses nomes será batizado o tatu-bola, mascote do Mundial de 2014, no Brasil. A escolha acontece a partir de agora, até meados de novembro, por uma votação popular.

Samsung: a marca lançou um anúncio de jornal bem provocativo para saudar o novo iPhone 5. Com uma tabela que compara as funções do aparelho com as do Galaxy S III, a propaganda sugere que o iPhone 5 não é bom o suficiente para ser uma cópia do smartphone da coreana.

Axe: o Conar pediu na última semana que a marca Axe, da Unilever, altere uma peça publicitária veiculada em sua fan page brasileira no Facebook. O anúncio traz uma imagem com dezenas de mulheres de biquíni deitadas ao redor de um homem, acompanhada da frase “Misture-os e acumule mulheres”. O órgão considerou ofensiva não a imagem, mas a palavra “acumule” utilizada no anúncio.

Times no Facebook: veja quais são os 10 clubes de futebol brasileiros mais curtidos no Facebook, de acordo com um levantamento da empresa de marketing esportivo ESM. 

Liz Hurley: uma linha infantil de roupas de banho da atriz e modelo gerou polêmica depois de ter sido criticada pela ONG britânica de proteção à infância Kidscape. Segundo a organização, as peças expõem as crianças como objetos sexuais.

Benetton: a United Colors of Benetton lançou uma campanha chamada “Desempregado do ano”, voltada para os desempregados do mundo. Com isso, a marca pretende mostrar que um trabalho não é que define as pessoas, e sim aquilo por que elas lutam.

Bradesco: o banco tem a marca mais valiosa da América Latina, segundo a Brand Finance. A empresa divulgou na última terça-feira seu ranking, em que, entre as dez primeiras colocadas, nove são brasileiras e uma é do México. Veja o top 20 e saiba quanto vale cada marca

“Dieta do Sexo”: a peça publicitária, da marca de preservativos Prudence, foi suspensa pelo Conar na última semana. A DKT do Brasil, fabricante do produto, recebeu também uma advertência do órgão. Por unanimidade de votos, a entidade concordou com os consumidores que denunciaram o anúncio, considerando que era desrespeitoso e poderia eventualmente incentivar a violência contra a mulher. 


Jennifer Aniston: um viral da SmartWater mostrou a atriz, garota-propaganda da marca, brincando com as câmeras de segurança de sua própria casa, em supostos vídeos que revelam todos os seus segredos obscuros. Confira

Blogueiras de moda: o Conar emitiu uma advertência pública às blogueiras de moda Thássia Naves, Lala Rudge e Mariah Bernardes para que, daqui para frente, deixem bem claro quando um de seus posts for patrocinado por uma marca e tenha natureza comercial. Apesar da recomendação, o processo, que investigava se posts feitos pelas blogueiras teriam sido pagos pela Sephora, foi arquivado por falta de evidências.

Marcas no Facebook: saiba quais foram as 10 marcas que mais conseguiram engajar fãs e seguidores no Facebook, YouTube e no Twitter em agosto, de acordo com o indexSocial.

Starbucks: a marca anunciou que lançará até o final do ano uma linha de máquinas de café expresso para competir com a Nespresso, da Nestlé.

Volkswagen: a montadora lançou um comercial com abordagens emotivas sem mostrar um único frame de carro durante os 30 segundos. De bebês a idosos, veja uma sequência de gargalhadas contagiantes.

Patrocínio: um estudo feito pela Stochos Sports & Entertainment revelou que 40,5% das pessoas não associa nenhuma marca à Seleção Brasileira de Futebol, hoje com 13 patrocinadores. Dos que souberam responder à pergunta sobre quem são os atuais patrocínios, 46,3%  citaram a Nike. Veja como foi o desempenho das outras marcas.