12 notícias de marketing que você talvez não tenha visto

Uma paródia brasileira ao comercial de Van Damme, uma linha de brinquedos para garotas engenheiras e o embromation de Joel Santana estão entre os destaques da semana

Paródia. Depois do comercial mostrando o astro belga Van Damme fazendo um espacate no meio de caminhões da marca Volvo rodar o mundo, chegou a vez do ex-presidente Lula virar protagonista de uma paródia do anúncio, graças a efeitos especiais. Assista.

Para garotas. Que tal uma linha de brinquedos para meninas engenheiras? Um comercial da marca GoldieBlox pede menos presentes cor-de-rosa e mais estímulos que ajudem garotas a usar o cérebro – e conseguiu mais de seis milhões de visualizações no YouTube em uma semana.

“Brincation”. O inglês peculiar de Joel Santana está de volta em um novo comercial da Head & Shoulders, dessa vez com convidados especiais: o craque Pelé e o ex-goleiro Marcos, do Palmeiras.

Paternidade. Decidir entre ter ou não um filho é uma das maiores incertezas na vida de uma pessoa. A Unilever tentou responder a essa pergunta com um emocionante vídeo criado pela David/Ogilvy & Mather

Uruguai. A Puma, patrocinadora do Uruguai, colocou o fantasma do Maracanazo – a vitória da seleção celeste contra o Brasil na Copa de 50 – para assombrar torcedores brasileiros antes da Copa de 2014.

Vexame. A Pepsi pediu desculpas por um anúncio com um boneco de vodu de Cristiano Ronaldo, jogador da seleção de Portugal. A propaganda, veiculada na Suécia antes do jogo contra o país por uma vaga na Copa do Mundo, gerou mal-estar na nação ibérica.


Telexfree. Depois de algum tempo longe dos noticiários, a TelexFREE voltou a ser notícia por causa da grande semelhança entre o logotipo da empresa e o símbolo criado para um torneio esportivo que aconteceu em Paris, em 2010, chamado BWF World Championships.

Viral. O fim do mistério da Mari e do Môzi no ponto de ônibus: a declaração apaixonada misteriosa era mesmo uma campanha de marketing; criadores foram revelados nesta segunda-feira. Descubra. 

Lay’s. A PepsiCo Brasil anunciou o retorno da batata frita Lay’s no mercado nacional, a batata mais vendida do mundo. O produto começou a ser comercializado em São Paulo e Rio de Janeiro no início de novembro, e estará em todo o país até 2014. 

Anitta. A Grendene, fabricante dos calçados Melissa, Rider, Ipanema e Grendha, escalou a cantora pop Anitta para assinar sua nova linha de calçados. A coleção “Prepara By Anitta” chegou às lojas do país inteiro na segunda metade de novembro. 

Carrie. Para promover o lançamento do remake de Carrie, a Estranha, no Brasil, a Giovanni+Draftfcb criou uma ação que pretende fazer todo mundo ficar arrepiado antes mesmo de sentar na poltrona do cinema.

Rivais. A Microsoft lançou uma linha de produtos contra o Google. Uma variedade de souvenirs – que incluem desde bonés até canecas – foi dedicado a temas como a falta de privacidade nos serviços do site de busca.