Socialistas tomam posse do governo hoje em Portugal

A cerimônia de posse vai ocorrer no Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde o líder dos socialistas, António Costa, se assumirá oficialmente como primeiro-ministro

Lisboa – O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, dará posse nesta quinta-feira ao novo governo do país, de orientação socialista, que substituirá os conservadores que ficaram no poder de forma interina por 27 dias.

A cerimônia de posse vai ocorrer no Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde o líder dos socialistas, António Costa, se assumirá oficialmente como primeiro-ministro.

Costa assume o cargo no lugar do conservador Pedro Passos Coelho, cujo governo se transformou no mais curto da história dos 41 anos de democracia de Portugal, já que ficou no posto por menos de um mês.

Além dele, tomarão posse 17 ministros e 41 secretários de Estado que formam o novo Executivo.

O governo de Costa será o 21º desde a chegada da democracia a Portugal, em 1974, e representa a volta dos socialistas ao poder após quatro anos na oposição.

A mudança de rumos em Portugal foi rodeada de polêmica, já que os socialistas ficaram na segunda colocação nas eleições legislativas do último dia 4 de outubro, seis pontos atrás dos conservadores.

No entanto, o inédito acordo firmado com as demais forças de esquerda permitiu derrubar o governo Passos Coelho e foi fundamental na hora de vencer a reservas de Cavaco Silva para permitir a entrada dos socialistas do governo.

A equipe do governo de Costa tem um ministro e cinco secretários de Estado a mais do que o apresentado pelo seu antecessor.

E se caracteriza pelo caráter político da maioria dos integrantes, em detrimento de um perfil mais técnico do gabinete de Passos Coelho.