Rússia tem sucesso no lançamento de míssil intercontinental

O Topol-M é um foguete de três períodos, com um alcance de 11 mil quilômetros, e pode levar até seis ogivas termonucleares

Moscou – A Rússia realizou com sucesso neste sábado um teste de lançamento do míssil intercontinental Topol-M (SS-27 Sickle B, segundo a classificação da Otan), informou o Ministério da Defesa do país.

‘Foi efetuado um lançamento do programa de testes dos foguetes Topol-M guardados em silos. Os simuladores das cargas de combate atingiram os alvos’, disse à agência ‘Interfax’ o coronel Igor Yegorov, porta-voz da pasta.

O foguete foi lançado às 9h20 de Moscou (4h20 em Brasília), a partir da base de Pletsesk, no noroeste da Rússia. O objetivo do teste era comprovar as características técnicas do uso deste tipo de armamento.

‘O lançamento voltou a demonstrar a elevadíssima precisão dos foguetes Topol-M, o que confirma que as soluções técnicas empregadas em seu projeto foram acertadas’, destacou.

Os alvos atingidos foram colocados na pensínsula de Kamchatka, a milhares de quilômetros do local de lançamento.

O Topol-M é um foguete de três períodos, com um alcance de 11 mil quilômetros, e pode levar até seis ogivas termonucleares.

Uma das versões deste míssil pode ser disparada a partir de caminhões, com autonomia de 500 quilômetros e velocidade máxima de 75 km/h.

Segundo os analistas militares russos, esses foguetes são capazes de burlar o escudo antimísseis dos Estados Unidos.