Whoa! – Matrix completa 15 anos de idade

Matrix foi lançado nos cinemas americanos em 31 de março de 1999 e arrecadaria 460 milhões de dólares no mundo todo

É difícil explicar para um adolescente hoje como foi impactante assistir nos cinemas Matrix, filme que foi lançado nos Estados Unidos em 31 de Março de 1999, exatos 15 anos atrás.

Ninguém esperava que um filme que misturava kung-fu, muitas armas, cinema asiático e filosofia existencialista francesa faria sucesso. Distopias apocalípticas voltaram a ficar na moda. A cultura hacker tornou-se mainstream: basta lembrar como aquele código de programação verde caindo na tela preta passou a ser simbolo estético. O então inédito efeito de câmera bullet-time passou a ser imitado em dez de cada dez filmes de ação. Personagens como Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie Anne-Moss), Morpheus (Lawrence Fishburne) e o onipresente Sr. Smith (Hugo Weaving) passaram a fazer parte do cânone dos grandes personagens da ficção científica.

Lançado em uma época na qual as pessoas ainda temiam o bug do milênio, que iria estragar todas as máquinas do mundo na virada do ano 2000, Matrix era o retrato de uma sociedade que ainda estava sob o torpor do início da internet. Muito antes de discutirmos identidade online e a influência das redes sociais virtuais na vida real, o filme dos irmãos Wachowski era baseado na ideia de que o mundo em que vivemos é um grande programa de computador.

Matrix arrecadou 460 milhões de dólares no mundo todo, foi indicado para quatro Oscars e se transformou em um ícone cultural e social. Tanto que o filme foi citado como uma possível inspiração para os assassinos do massacre da escola de Columbine, nos Estados Unidos, que ocorreu apenas um mês depois do lançamento do filme.

O que pouca gente sabe é que o filme poderia ser bem diferente. Ao invés de Keanu Reeves e sua eterna cara de espanto (“Whoa!”), poderiamos ter Will Smith como Neo. Ele recusou o papel para fazer As Loucas Aventuras de James West, considerado um dos piores filmes da história. Os diretores Larry e Andy Wachowski (que ainda eram irmãos, e não irmã e irmão como atualmente) ainda tentaram Johnny Depp, Brad Pitt e Val Kilmer, antes de escolherem Reeves.

O filme teve duas sequências (Matrix Reloaded e Matrix Revolution, ambas lançadas em 2003) que foram um fracasso de crítica, apesar de conseguirem arrecadar mais de 1 bilhão de dólares no mundo todo. Além disso, histórias em quadrinhos, games e animações sobre a saga de Neo apareceram nos anos seguintes ao lançamento do primeiro filme.

A Warner Brothers anunciou que pretende lançar outra trilogia do universo Matrix, que poderiam competir com os novos filmes da série Star Wars em 2015. Mas ainda não há diretores ou elenco confirmado. Enquanto isso, assista ao trailer do primeiro episódio, que faz seu baile de debutantes no dia de hoje:

//www.youtube.com/embed/m8e-FF8MsqU