VW lança Golf Variant no Brasil

Perua tem desempenho de hatch com espaço de carro familiar

Não existe um segmento mais incompreendido no Brasil que o das peruas. Versáteis, espaçosas e em muitos casos prazerosas de dirigir, elas acabaram ofuscadas pelo boom dos SUVs, sendo renegadas pelas famílias que preferem o porte avantajado e a sensação de segurança dos utilitários esportivos.

Mesmo assim, a Volkswagen volta a apostar nos fãs das peruas trazendo a Golf Variant para cá.

Sucessora natural da Jetta Variant (que fora do Brasil sempre foi conhecida como Golf Variant), a perua será vendida nas versões Comfortline e Highline. Ambas trazem o elogiado motor 1.4 TSI movido a gasolina, que entrega 140 cv entre 4.500 rpm e 6.000 rpm e torque máximo de 25,5 mkgf, disponíveis entre 1.500 rpm e 3.500 rpm.

A transmissão é a automática DSG de sete velocidades com opção de trocas sequenciais.

Segundo números divulgados pela VW, a perua acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, chegando à velocidade máxima de 205 km/h. Seu grande diferencial está nos 605 litros da capacidade do porta-malas, fruto do “crescimento” do comprimento em relação ao hatch – a Variant mede 4,56 metros de comprimento, sendo 307 milímetros maior que o Golf.

Com o banco traseiro completamente rebatido, a capacidade volumétrica sobe para 1.620 litros até a altura dos vidros.

São itens de série sistema start-stop, sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, controles de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com função “um-toque”, central multimídia com tela de 5,8 polegadas sensível ao toque, ar-condicionado, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus, apliques de alumínio no interior, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, entre outros.

A versão Highline acrescenta retrovisor interno fotocrômico, bancos com revestimento em couro, piloto automático, sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado digital bizona, rodas de liga leve aro 17, volante multifuncional com controles de som e computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíveis eletronicamente.

A extensa lista de tecnologias disponíveis como opcionais dependendo da versão inclui piloto automático adaptativo com frenagem de emergência urbana, detector de fadiga, faróis com sistema de iluminação inteligente, assistência de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares (Park Assist 2.0) com câmera de ré, quatro modos de condução e sistema de frenagem automática em caso de colisão.

A Golf Variant Comfortline será vendida por R$ 87.490 e a Highline sai por R$ 94.990, ambas sem itens opcionais.