Volte ao ritmo de treinos após as férias

Nessa época os exercícios devem ser seguidos também com seriedade, devido ao começo da pré-temporada das competições

São Paulo – Com o término do período de férias é comum que alguns atletas demorem um pouco mais para retornarem aos treinos de corrida. Porém, justamente nessa época os exercícios devem ser seguidos também com seriedade, devido ao começo da pré-temporada das competições.

“Após um intervalo sem a prática, o treino deve acontecer de maneira progressiva, aumentando aos poucos o volume, a intensidade e o tempo. Correr é recomendado para recuperar a condição cardiorrespiratória em todos os esportes”, é o que afirma o educador físico e consultor técnico da loja Procorrer, Tadeu Natálio.

Segundo Tadeu, que também é maratonista, os atletas devem ser disciplinados na preparação para a pré-temporada, e focar no objetivo principal, que é a competição. O treinamento precisa ser específico para cada tipo de prova: velocidade, meio fundo e fundo. Além disso, é recomendado aliar o exercício com descanso (para a recuperação muscular) e alimentação (para a manutenção do organismo). “Se cumprir com todos os requisitos com foco e disciplina a competição será o momento de colher os louros da vitória”, afirma.

Para o benefício ser completo recomenda-se associar a corrida com atividades que contribuam para o preparo da musculatura exigida, equilibrando flexibilidade e força muscular. “Os corredores precisam se preocupar com a saúde das articulações que dependem diretamente do equilíbrio muscular e do movimento articular, ou seja, necessitam de flexibilidade, força e estabilidade. O ideal é conciliar o treino de corrida com uma atividade que seja osteomioarticular (ossos, músculos e articulações), entre elas estão: a musculação para fortalecer os músculos, o pilates para dar flexibilidade, e a RPG para equilibrar a postura corporal e assim proporcionar estabilidade”.

Tadeu aconselha os corredores a manterem sempre o foco nos objetivos principais, como baixar o tempo em uma competição, aumentar o ritmo e alcançar metas pessoais. “O atleta tem que se manter motivado todos os dias, e ter em mente que é preciso melhorar sempre, buscando novos desafios”.

De acordo com o consultor, fazer um planejamento é imprescindível para o sucesso durante a temporada. “Quem faz planejamento já começa o ano na frente. É importante que se faça um pré-calendário de provas para que, durante os períodos de treinamento, o atleta consiga treinar especificamente para os desafios e se prepare com consciência”.