VW Tiguan ganha sistema automático de estacionamento

São Paulo – O utilitário esportivo Tiguan é produzido desde 2008 pela Volkswagen, mas neste ano ganhou um sistema automático de estacionamento. O Park Assist avalia o espaço disponível em vagas paralelas e permite que o motorista não precise nem tocar no volante durante a manobra. Quando ele encontra um espaço para parar junto à calçada, só precisa acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do veículo.

Um sensor posicionado na lateral do parachoque dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan. O espaço é mostrado no display do quadro de instrumentos por meio de três retângulos, representando os dois carros já estacionados e o espaço entre eles. Se a vaga tiver dimensões adequadas, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante.

O único trabalho do motorista é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio enquanto o Park Assist se encarrega de virar o volante na direção exata para acomodar a SUV. Em vagas mais apertadas, o motorista pode precisar movimentar a alavanca de câmbio para que o carro ande para frente. Mas o Park Assist continuará no comando do volante até que o carro esteja corretamente estacionado.