Vinho branco também pode ser boa pedida para o inverno

Prestar atenção na região de cultivo da uva já é um começo para a escolha de um bom rótulo

São Paulo – Renegado por muitos nas épocas mais frias do ano, o vinho branco pode sim ser uma boa pedida também nos dias gelados – basta saber escolher o rótulo correto. 

A temperatura ideal para consumo do vinho branco varia entre 8º e 14º e a região de cultivo da uva pode influenciar no resultado final da bebida.

Segundo a Evino, loja virtual de vinhos, a região de cultivo é importante, pois pode influenciar no teor alcoólico do vinho – quanto mais sol as uveiras receberem, maior o teor alcoólico do vinho.região de cultivo da uva pode influenciar no resultado final da bebida. 

Vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay dependendo da localização podem ter sabor e aroma diferentes. 

Se a uva for cultivada na Califórnia, nos Estados Unidos, por exemplo, a bebida ganha notas de frutas tropicais e baunilha. Agora se for cultivada na região de Borgonha, na França, o vinho terá mais acidez, podendo apresentar notas de frutas como o pêssego e limão siciliano.

Os vinhos feitos com a uva Chardonnay combinam com frango, peixes e frutos do mar.

Outra uva bastante usada na produção de vinho branco é a Chenin Blanc. De acordo com a Evino, vinhos com esse tipo uva podem possuir aromas e sabores de frutas brancas, nozes, mel e cevada.

Se a uva for cultivada na região do Vale do Loire, na França, a bebida poderá apresentar boa acidez e poderá ser harmonizada com fondue de queijo – ideal para os dias frios.