Vida de autor de Senhor dos Anéis vai virar filme

Filme abordará, além dos anos de formação do autor em Oxford e experiência como soldado, a amizade de Tolkien com C.S. Lewis

A vida do escritor britânico Sir John Ronald Reuel Tolkien, popularmente conhecido como J. R. R. Tolkien (1892-1973), autor de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, será levada aos cinemas, informou nesta sexta-feira a revista “The Hollywood Reporter”.

O roteiro da cinebiografia já está sendo preparado pelo irlandês David Gleeson. O projeto, inicialmente, se chamará “Tolkien” e tratará, em particular, dos anos de formação do autor em Oxford e sua experiência como soldado durante a Primeira Guerra Mundial, quando muitos dos seus amigos mais próximos morreram. Essa experiência afetou muito o autor e influiu em sua dedicação à escrita.

O filme abordará, além disso, a amizade de Tolkien com o também escritor britânico C.S. Lewis. Juntos eles criaram o grupo literário “The inklings”.

O desenvolvimento e a produção do projeto cinematográfico estão sob o comando do grupo Chernin Entertainment, responsável de “As Bem-Armadas” e “Planeta dos Macacos: A Origem”, e é respaldado por Fox Searchlight.

“O Hobbit” surgiu em 1937 e a trilogia de “O Senhor dos Anéis” começou a ser publicada quase duas décadas depois, a partir de 1954.